O alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou no início da manhã deste domingo (27), em Brumadinho (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, porém, a quarta barragem da Vale, que apresentava risco, ainda não rompeu. A sirene foi disparada porque técnicos avaliaram que havia risco iminente de rompimento.
As forças de segurança informaram que a tropa está preparada para iniciar a evacuação de áreas de risco, próximas ao leito do rio Paraopeba e às áreas já atingidas por lama. A ideia é levar as pessoas para áreas mais altas das comunidades.
A barragem é composta por água e estava sendo drenada pela Vale para diminuir o risco de rompimento. Entre 20h de sábado (26) e 4h deste domingo, os resgates foram interrompidos para que a drenagem fosse intensificada. O volume de água a ser drenado nesse período e que portanto desceria pelo rio Paraopeba era o triplo do que o normal
Foto: Isaac Nóbrega/PR
3 comentários
27 de Jan / 2019 às 09h03
Deus abençoe as famílias
27 de Jan / 2019 às 09h15
Frase de um cidadão de Brumadinho: "Somos presos por pescar uma piaba, mas o empresário não é preso por acabar com todo o rio." Temir Bosonaro e Moru soltos so pobre vai para cadeia?
27 de Jan / 2019 às 19h46
Há 13 anos isso acontece, dona Madalema, graças a quadrilha do PT.