O Coordenador do Carnaval de Juazeiro 2019, Samuel Morais reuniu-se com o Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juazeiro, José Carlos Rodrigues do Nascimento, para iniciar as tratativas sobre o funcionamento da Vara na festa momesca.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, também estava presente. O Carnajuá acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro e é realizado pela Prefeitura Municipal. Durante a reunião foram discutidos assuntos como espaços onde a Vara da Infância e Juventude irá funcionar no percurso da folia, assim como uso das pulseiras de identificação para as crianças durante a festa.
"Estamos conversando com os órgãos encarregados do carnaval para que tudo funcione de maneira harmônica. Vamos fazer uma campanha para que as crianças saiam de casa com seus pais já utilizando uma pulseira - que será doada por nós e pela Prefeitura identificando-a com nome, endereço e telefone. Assim será mais fácil localizar os pais, caso ela se perca dos mesmos", disse o Juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento.
O Juiz disse ainda que um ato infracional causado por criança ou adolescente deve ser levado a autoridade policial, que vai registrar em um boletim de ocorrência e encaminhar ao Ministério Público. "O agente de proteção estará na rua somente para fiscalizar crianças e adolescentes que possam cometer algum ato infracional", afirma o Juiz.
O Coordenador do Carnaval, Samuel Morais, ressalta que é importante trabalhar integrado com a Vara da Infância e Juventude, para que o carnaval transcorra com toda tranquilidade possível. "O clima de paz que tem nosso carnaval cada vez atrai mais famílias, inclusive com muitas crianças, e ajustar já alguns detalhes faz a diferença, para garantir que brinquem com segurança. O juiz José Carlos tem demonstrado, todos esses anos, um grande senso de interação com a organização", conclui Samuel. A reunião aconteceu na segunda, dia 21.
Ramáiana Leal/ SECULTE
2 comentários
23 de Jan / 2019 às 11h24
Parabens ao Judiciario e principalmente aos Agentes de Proteção pois se doam de forma voluntaria em defesa das crianças e adolescentes, eu sou testemunha do esforço dos agentes pois meu esposa é um agente, parabéns a Patricia a coordenadora pois se dedica diariamente para o bom andamento do trabalho dos agentes. Poder publico municipal esses agentes precisam ser valorizados tanto pelo judiciário como pelo executivo municipal.
24 de Jan / 2019 às 10h50
Obriga Maria Luzimar, pelo seu comentário e pelo seu grande apoio, somos Agentes de Proteção com muito orgulho, amo meu trabalho, me dedico o máximo que posso, pelo simples fato de sonhar em ter um município(Juazeiro) onde nossas crianças e adolescentes possam ter uma infância digna, com proteção, com respeito, sem violência, com educação e muito amor. Temos muitas dificuldades para que nosso trabalho seja realizado como deveria realmente ser, precisamos de parcerias, para estarmos nas ruas, nas escolas, nas festas, todos os dias, orientando, fiscalizando e protegendo.