Não é de hoje que a UPAE/IMIP de Petrolina recebe a visita de alunos de variados cursos de saúde da região. Por ser uma unidade pública que dispõe de urgência e emergência, acoplada a um serviço de atendimento especializado, o serviço tem muito a oferecer em termos de assistência à saúde, atraindo a atenção de profissionais e acadêmicos.
O setor de farmácia da Unidade, por exemplo, já se consolidou como modelo de excelência em gerenciamento. "Aqui o nosso foco é gestão mesmo, que vai desde a compra correta dos produtos à dispensação. Graças a esse trabalho, por exemplo, nós já conseguimos diminuir a perda por validade dos produtos", pontua o coordenador farmacêutico, Augusto Callou.
Resultados como esse são bem perceptíveis aos olhos dos estudantes que passam pela UPAE. Na sexta-feira (18.01) mais duas turmas do 7º período de farmácia da Univasf, da disciplina de Práticas Farmacêuticas III, confirmaram isso. Aline Torres foi uma das alunas que comentou a experiência. "A gente precisava escolher serviços públicos onde pudéssemos vivenciar a dinâmica do farmacêutico na prática e a escolha foi muito válida", afirmou ao final.
De acordo com Augusto, tudo é fruto de muito trabalho. "Mas, nós já chegamos a um ponto de organização e logística tão alto que o reflexo pode ser sentido na própria assistência e prática do dia a dia", acredita.
Dos quesitos que mais chamaram a atenção da turma merecem destaque o controle efetivo de material e medicamentos, iniciativas que visam a minimização de erros, desperdícios e desvios. Natália Dias Freire é estagiária de farmácia da UPAE e falou aos colegas sobre a oportunidade que está tendo. "É um aprendizado enorme", relatou.
Esse foi mais um ponto ressaltado pelo farmacêutico Augusto. "Semestralmente nós recebemos dois estagiários de farmácia e as portas da UPAE estarão sempre abertas para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho. O reconhecimento do meio acadêmico é muito importante e nos enche ainda mais de responsabilidades", conclui.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários