Reza a lenda policial que um menino de 13 anos, filho de um casal de policiais militares de São Paulo, pegou a arma do pai, matou o pai, a mãe, a avó, uma tia e no dia seguinte foi à escola. Quando voltou para casa, cometeu suicídio. É o caso da família Pesseghini. No dizer de Onix Lorenzoni, ele literalmente "liquidou" sua família.
Mais armas vão trazer mais violência para a classe média, assim como nos Estados Unidos. Vamos ter mais acidentes e assassinatos dentro de casa, mais chacinas em shoppings, cinemas, escolas, shows, enfim, lugares públicos frequentados pela classe média.
Crentes e devotos, vai aumentar também a violência nas igrejas, como já aconteceu na Catedral de Campinas. No meio de mil, basta uma pessoa armada e com desejos de matar.
Nas periferias, tanto fez como faz se passarmos de 63 para 100 mil mortes por armas de fogo ao ano. Mortes de pobres e pretos não contam.
Vários irmãos e irmãs de Pastoral da Terra tiveram suas vidas podadas por arma de fogo: Padre Josimo, Irmã Dorothy, Padre Ezequiel Ramin, Irmã Adelaide Molinari, tantos outros e outras. Eles não tinham armas, sabiam do risco de vida que corriam, morreram mesmo não querendo morrer.
Dizem os amigos do Pará que, quando os assassinos de Dorothy a encontraram nas estradas da floresta, lhe perguntaram: "que arma você tem na bolsa?" Ela respondeu, abrindo a bolsa e tirando uma bíblia: "minha arma é essa". Seguiu viagem e levou seis tiros pelas costas.
D. José Rodrigues, bispo aqui em Juazeiro da Bahia e já falecido, muito perseguido, teve oferta da polícia para uma equipe de segurança. Ele respondeu: "prefiro levar um tiro que andar preso por uma equipe de segurança".
Entrar para o time dos pacifistas ou violentos é também uma escolha.
OBS: Nabhan, Secretário de Assuntos Fundiários do atual governo, já avisou que vai sobrar também para a CPT e o CIMI.
Roberto Malvezzi (Gogó)
12 comentários
17 de Jan / 2019 às 13h35
Sem dúvidas! é aguardar pra ver o que vai dar.
17 de Jan / 2019 às 14h50
VALEU PROFETA!!!! APROVEITA E ME MANDA OS NUMEROS DA MEGA SENA QUE ESTÁ ACUMULADA.
17 de Jan / 2019 às 15h14
Essa mãe Diná do pessimismo está muito enganada primeiro Bolsonaro não liberou posse de armas porque no Brasil nunca foi proibido posse de armas ate 14 01 2019 qualquer brasileiro com alguns requisitos podia ter ate 3 armas ele aumentou para 4 e facilitou a burocracia quanto as grilagem de terras que os padres ó seja lá quem for apoiam é problema deles os donos se defende como pode e agora muito mais como se defende quem não quiser levar chumbo vai trabalhar e deixe os patrimônios alheios.
17 de Jan / 2019 às 18h03
Concordo com Doutor Roberto. Boso Moru Temir vai lascar com os brasileiros
17 de Jan / 2019 às 18h06
ARTICULADOR DO DECRETO SOBRE PORTE, ONYX RECEBEU MEIO MILHÃO EM DOAÇÕES DA INDÚSTRIA DE ARMAS Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que as doações da indústria armamentista nas eleições de 2014, quando as empresas ainda podiam financiar campanhas eleitorais, chegaram a cerca de R$ 2 milhões; "De 2006 até 2014, o porquinho do deputado Onyx Lorenzoni foi recheado com mais de meio milhão de reais da indústria armamentista", aponta o jornalista Gilvandro Filho
17 de Jan / 2019 às 19h15
PAPO FURADO ! TODAS AS DITADURAS DESARMARAM SEUS CIDADÃOS ! O GOVERNO PETISTA DESARMOU OS BRASILEIRS PARA FACILITAR A AÇÃO DOS CRIMINOSOS APOIADOS POR ELE.A SUIÇA É UM DOS PAISES MAIS ARMADOS DO MUNDO,CONTUDO TEM TAMBEM UM DOS INDICES MAIS BAIXOS DE CRIMINALIDADE.
17 de Jan / 2019 às 20h45
Não entendo como uma pessoa tão inteligente como QUIM, faz uma comparação relativo à educação para com o uso de "armas" de um povo de País de primeiro mundo como a SUIÇA , para um País onde as Facções criminosas é quem manda o recado. Nessa você extrapolou QUIM.
17 de Jan / 2019 às 23h41
Quem matou esses “religiosos” todinhos, com certeza não foram cidadãos que pagam impostos e estão à mercê de bandidos, e ainda pagando bolsa reclusão. PAPINHO DE ESQUERDA COMUNISTA, coisa de Paul Joseph Goebbels, que serviu a um governo totalitário, como o PT queria ser no Brasil.
18 de Jan / 2019 às 07h11
TÔ LIGADO-OBRIGADO ! MAS,NÃO ME CONSIDERO INTELIGENTE.PELO QUE VOCE DISSE,CONCLUI,QUE O EXEMPLO DA SUÍÇA NÃO VALERIA PARA O BRASIL EM RAZÃO DA EDUCAÇÃO DAQUELE POVO COMPARADA À DO NOSSO.O QUE VALE DIZER QUE O PROBLEMA NÃO ESTARIA NA POSSE DE ARMA,MAS,NA FALTA DE EDUCAÇÃO PARA PORTA-LA, É ISTO ?FAZ SENTIDO,CONTUDO,VOCE HA DE CONVIR,QUE DESARMAR UM CIDADÃO E NÃO FAZER O MESMO COM O CRIMINOSO,DEIXA A POPULAÇÃO AINDA MAIS VULNERÁVEL E NESTE CASO EU DIRIA QUE,A POSSE DE ARMA EM CASA,APRESAR DE TODOS OS RISCOS,SERIA DOS MALES,O MENOR.SOB OS GOVERNOS PETISTAS OS CRIMINOSOS DEITARAM E ROLARAM .
18 de Jan / 2019 às 07h44
So nos resta orar pelo o país, pois concordo com gogó, quando for uma pessoa que tenha poder aquisitivo ,que for morta,vc vai ver a justiça trabalhar,agora se for pobre e negro e trabalhadores do campo,vai ficar impune, esses torturadores vão acabar com nossos sonhos,vc ver o Flávio bolsonaro mandar suspender as investigações contra o assessor,e o STF acatar,imagine o resto,acho que o STF está com medo de ser demolido,na campanha ja sofreu ameaças
18 de Jan / 2019 às 16h05
VOU ÀS ALTURAS COM ESSES TEXTOS HUMANOS DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM E GOGÓ! OS AMO.
21 de Jan / 2019 às 21h33
Ama não combate violência. Falta e baixa escolaridade favorece a matança humana. Educação e Políticas Públicas são os maiores instrumentos da pacificação. Bolsonaro não tem juízo é da extrema direita, ideologia dos ricos intrigada com o social!