A realidade política social na virada do ano, para 2019, apresenta um ambiente bem favorável para a promoção dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal, conquistas da população e claro reconhecimento da maioria do povo, como nunca havia ocorrido nos 183 anos da Emancipação Política do Século XVIII, em 1832, lá no período imperial. Os hábitos conservadores do sistema tradicional vicioso, direitista, nunca havia sido contrariado como nesse momento, especialmente, em 2017 e 2018.
As pessoas, defensoras históricas do Interesse Público, Direitos Sociais, da Coletividade, têm motivo para estar contempladas por veem sua militância histórica logrando êxito, depois de mais de três décadas combatendo o modelo político de “extrema direita” e que havia vivido apenas alguns momentos de avanços, e/ou transitórios, com: o prefeito Custódio Sento-Sé, nomeado em 1926 pelo intendente (governador) – livro “Sento-Sé Rico e Ignoto” e que revolucionou a Gestão Pública naquela época; João Leopoldo Sento-Sé eleito em 1992 que melhorou muito a introdução de um Governo Municipal; Juvenilson Passos em 2000/2005 que fez duas gest& otilde;es com aspecto transitório, apesar das dificuldades impostas pelo sistema velho.
A coisa por aqui andou tão preocupante, a ponto da “extrema direita” idealizar e propagar uma “tese”, pra lá de conservadora, de que “o povo daqui não gosta de trabalho e quem contrariar os vícios se acaba politicamente”. Muitos da velha política faleceram achando que nunca iria ter mudança pra valer - os lutadores de esquerda, que morreram sabiam e queriam e saiam que a mudança positiva iria sim acontecer um dia. Importante enfatizar que as pessoas sonhadoras que morreram e as que estão vivas alimentaram, alimentam a luta política social, acreditando sempre e não desistiram nunca.
De modo que o ano novo começou com a população sento-seense de autoestima elevada, por viver o período mais expressivo da história política social, por mais que ainda tenha o que melhorar!... Resultado de uma Gestão Municipal organizada, comprometida, responsável, técnica, coerente – antenada à nova visão de mundo e desenvolvimento sustentável!
Por se tratar de ano pré-eleitoral, opositores ao atual governo, demonstram, de modo tímido, interesse em participar da próxima Eleição Municipal de 2020, porém, o massacre eleitoral imposto pelo grupo governista na Eleição 2018 e a elevada aprovação do atual governo não lhes causa maior ânimo, visivelmente demonstrado para quem sabe ver. No plano legislativo municipal, a última reforma política, feita pelo Congresso Nacional, dificulta a renovação de nomes nos cargos parlamentares, inclusive no de vereador/a. De maneira que fica fácil observar como é pequena a possibilidade de renovar e qualificar o expressivo cargo de vereador.
Laurenço Aguiar do Nascimento - Presidente do PT.
6 comentários
07 de Jan / 2019 às 23h49
Comunista vendido por cargo de confiança com status de secretário. Não adianta puxar o saco que vocês vão sumir do mapa em 2020. Sento Sé mudou junto com o Brasil. Esse seu papinho de burguesia, capitalismo dos EUA, lutas de classe e outras falcatruas para enganar os ignorantes não cola mais. Vai arrumando a mala para Cuba ou Venezuela.
08 de Jan / 2019 às 08h22
Parabéns, camarada. Boa análise. Abaixo o coronelismo e a extrema-direita. O socialismo vencerá. E vencerá porque só o socialismo é capaz de realizar a justiça social. O capitalismo está podre e desaba a passos largos. Unamo-nos em torno da bandeira da democracia, do respeito às minorias, e da autonomia dos trabalhadores. Abraço, companheiro!
08 de Jan / 2019 às 08h36
O Brasil ta lascado na mão de Bosonaro 171. Eles vão mamar tudo em Brasília e nordestino vai comer capim
08 de Jan / 2019 às 10h30
Bolsonaro foi o ovo da serpente gestado e muito bem cuidado por esses discursos bobos e repetidos à exaustão por pseudos comunistas de meia- tigela! O principal eleitor de Bolsonaro foi o PT e seus discursos que ninguém mais aguentava: palavreado bonito e cheio de floreados mas nulos quando se confrontava com à prática de quem emitia-os . E não aprendem ! Quem crê no seu discurso: uma população desassistida que paga um salário alto para um "assessor com status de secretário ?
08 de Jan / 2019 às 11h49
Seu José Gonçalves, quando começou seu comentário com CAMARADA, nem precisou ler o resto. Isso é coisa do tempo da URSS kkkkk pelo amor de Deus. É cada uma.
15 de Jan / 2019 às 21h46
Obrigado caro José Gonçalves, exemplo de home culto, consciente e sério. Pessoas da direita não toma mesmo jeito: usam nomes falsos; fogem do assunto do texto pra fazerem picuinha e fazer papel de ventríloquos dos ricos. Tenho orgulho de coerentemente defender o interesse público os direitos sociais, à coletividade e a verdade como modo de vida!