Foi realizada na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião para a posse do presidente do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal – CSIM, que terá como objetivo estabelecer, acompanhar, regular e avaliar a política municipal de Inspeção Sanitária, de acordo com a Lei Orgânica do Município e da Constituição Federal.
"O CSIM tem a finalidade de aconselhar, sugerir e debater assuntos ligados à execução dos serviços de inspeção e de fiscalização sanitária e sobre a criação de regulamentos, normas, portarias e outros. Em sua composição o Conselho conta com representantes da ADEAP, Vigilância Sanitária, ADAB, sociedade civil, consumidores e agricultores", observou o assessor interinstitucional de articulação da prefeitura, Roosevelt Duarte Mota.
Durante a reunião ordinária foi realizada a nomeação e posse da nova presidente, a médica veterinária da ADEAP, Sheina Campos; e do vice-presidente, o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas da Silva, bem como dos seus respectivos suplentes. Também foi aprovada por unanimidade a composição dos demais membros do CSIM que terá um total de 12 conselheiros, sendo 6 titulares e 6 suplentes.
"Será uma honra poder presidir esse Conselho que conta com representantes da sociedade civil e do governo. Juntos, vamos trabalhar para um bem maior que é possibilitar aos pequenos e médios empreendedores de Juazeiro o acesso ao Selo de Inspeção Municipal. Vale ressaltar que o nosso papel enquanto conselho não será punir e sim orientar e educar de forma que os produtos de origem animal e/ou vegetal cheguem ao consumidor dentro dos padrões higiênicos sanitários exigidos pela legislação", frisou a presidente do CSIM, Sheina Campos.
Vale ressaltar, que a suplente da presidente do CSIM, é a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro, escolhida pela vasta experiência no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, onde atuou por mais de dez anos.
"É uma satisfação poder contribuir na construção do SIM, onde por diversos anos presenciei nas comunidades a necessidade da legalização dos seus produtos regionais. O SIM além de assegurar um produto de qualidade, traz à comunidade o desenvolvimento econômico e abre leques, avançando na comercialização dos mesmos", frisou Ataildes.
O CSIM é um dos requisitos exigidos para a criação e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que certifica com o selo e acompanha a inspeção dos produtos de origem animal e/ou vegetal no município.
"O SIM vai beneficiar os pequenos, médios e grandes empreendedores de Juazeiro que terão acesso ao selo de qualidade expedido por técnicos, agrônomos e veterinários do município de forma menos burocrática e dispendiosa. Isso também representará uma maior segurança para o consumidor, que terá a garantia de adquirir produtos mais saudáveis", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, destacando a importância do corpo jurídico da ADEAP, na pessoa da advogada Priscila Oliveira Borges, na orientação legal dos trabalhos desenvolvidos pelo SIM.
Estiveram presentes na reunião representantes da ADAB, CMDRS, IRPAA, Vigilância Sanitária, ADEAP, dos consumidores através da CONDECON e dos agricultores através dos comitês das associações de Massaroca, Pinhões e Salitre.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
1 comentário
30 de Dec / 2018 às 05h14
E o coitado do Tianinho vai se candidatar a vereador de novo. Seu Isac tá ferrado. E tu com o irmaozinho oportunista, ferrando os seus do PT. Meire, Flamber, Gaspar, angélica, gigó e etc etc etc. A ficha vai cair. Coitados.