(Carta Aberta ao Sr. Isaac Carvalho)
Juazeiro, 10 de dezembro de 2018.
Caro Senhor Isaac Carvalho (ex-prefeito de Juazeiro):
Como diz a trilha sonora de conhecida novela, “Tudo o que você faz um dia volta pra você!” E veja como volta:
Minha irmã, a Profa. Joana Ramos dos Santos Neta, conhecida e conceituada mestra de gerações de alunos que hoje pontificam em diversas áreas da atividade profissional e humana, um dia conseguiu realizar a duras penas, com sacrifícios pessoais e familiares imensuráveis e sem nenhum apoio de políticos ou de órgãos públicos, o sonho de ver construído o prédio de seu colégio, edificado com materiais de primeira qualidade e dentro das normas e padrões estabelecidos, para aconchegar com conforto e bom resultado as centenas de crianças sob seus cuidados.
Fatores alheios à sua vontade fizeram-na suspender provisoriamente as atividades do seu querido Educandário São Francisco. Resolveu então alugar o imóvel, sendo a Prefeitura Municipal a última instituição com quem firmou locação, mas com o firme propósito de reabri-lo tão logo superasse as causas que determinaram seu fechamento temporário. Não contava, porém, com o infortúnio de ter sua trajetória de dedicação ao ensino ceifada por doença degenerativa que a limitou e a impediu de continuar sua missão de educadora. Restou-lhe, assim, a sofrida decisão de manter o prédio locado ao município, que lá instalara e fez funcionar, por muitos anos, o CAPS AD.
Mas pior que a enfermidade limitante da minha irmã, foi a desdita de ver a incúria da administração municipal permitir que seu belo e bem construído patrimônio fosse sendo progressivamente destruído pela falta de manutenção e vigilância, alvo de depredações e saques repetidos, que o deixaram praticamente reduzido a pó, restando nada mais que um terreno devastado, inútil para qualquer que seja a finalidade para que se pense destiná-lo.
Achando-o já sem serventia para os interesses da administração municipal, decidiu você, senhor Isaac Carvalho, então Prefeito, rescindir o contrato de locação e devolver o imóvel à minha irmã, sem os devidos reparos por justiça necessários para que fossem minorados os danos que inutilizaram a edificação. È bom frisar que os reajustes de aluguel praticados vinham sendo irrisórios, muito abaixo dos índices praticados no mercado imobiliário. Mais aviltante ainda foi o valor da indenização concedida, que nem sequer levou em conta o pleito de compensação nos débitos que temos pendentes para com a fazenda municipal, esses sim, reajustados muito acima dos percentuais aplicados aos aluguéis.
Parece-me que solidariedade, gratidão, sensibilidade, compromisso, justiça, senso de correção e empatia para com o próximo são valores inexistentes na genética da sua personalidade, Senhor Isaac Carvalho! Quantas noites indormidas tivemos, eu e minha irmã, afligidas e humilhadas pela insensibilidade sua e dos seus prepostos! Minha irmã, já presa ao leito, vivenciou momentos de desespero ao ver, nas imagens transmitidas pela TV São Francisco, a devastação do seu ex-colégio, desespero esse que teve impacto nefasto na sua saúde já debilitada, agravando a evolução do mal de Parkinson e levando-a a um quadro de confusão mental e outras conseqüências comprovadas por avaliações médicas.
Eu, que vibrara fervorosamente com a sua vitória na eleição para prefeito para depois vivenciar tanta decepção com a sua pessoa, sou a mesma que, hoje, não consegue se sentir, mesmo assim, presenteada com seu insucesso na tentativa de se eleger deputado federal. Lamento, ao imaginar que, agora, quem não está conseguindo dormir bem ao colocar a cabeça no travesseiro é você, senhor Isaac Carvalho! Imagino a sua vaidade ferida, as incertezas, as reticências e as interrogações que o afligem quanto ao seu futuro político!
Você, senhor Isaac Carvalho, numa atitude inconsequente e - por que não dizê-la? - irresponsável, iludiu e frustrou mais de cem mil eleitores, impingindo-lhes, mediante recurso vazio de chances junto ao TSE, uma candidatura já morta e sepultada, visto que impugnada em duas decisões unânimes do Tribunal Regional Eleitoral, por estar incurso na Lei da Ficha Limpa, com condenações em primeira e segunda instâncias.
Assim, o que conseguiu foi desencaminhar o voto dessas tantas pessoas, roubando-lhes a oportunidade de poderem escolher entre outros candidatos aptos legalmente para serem sufragados. Com isso, nossa terra perdeu representatividade, não conseguindo eleger nenhum representante para a Câmara Federal. Nem mesmo seu partido - o PC do B -, maior fiador político e responsável pelos vultosos recursos que turbinaram sua pretensão, escapou ás consequências de tal sandice. Sem os votos impugnados, amarga a situação de se ter transformado numa legenda nanica, sem direito ao Fundo Partidário e caminhando para a extinção depois de 96 anos de existência, a mais antiga agremiação política do País.
Não me interprete, Senhor Isaac, como se eu estivesse, neste texto, querendo tripudiar sobre sua desventura e decepção. Entenda-o como um desabafo. Um grito engasgado na garganta e que não mais podia ser contido. Afinal, vetei meus impulsos, reprimi há muito tempo a mágoa e a revolta pelo que fez com a minha irmã e entreguei tudo nas mãos de Deus, Aquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode! Ele que faz o balanço das nossas vidas, que avalia o conjunto dos nossos débitos e créditos amealhados e nos cobra ou nos recompensa conforme nosso merecimento.
Não lhe desejo mal. Espero, sim, que consiga usar do prestígio que parece usufruir junto ao Governo Estadual reeleito para viabilizar pelo menos metade das expectativas que criou nas pessoas que se iludiram com sua falsa candidatura. Você é um homem jovem e, acredito, poderá mobilizar sua capacidade e potencial para procurar acertar em cima dos próprios erros e melhorar-se como ser humano, lembrando que ninguém, por mais poderoso ou ambicioso que seja, cresce em cima da infelicidade dos outros. Assim, terá a oportunidade de redimir-se dos erros e injustiças que cometeu.
Porque a Justiça tarda mas não falha, Sr. Isaac Carvalho. Aqui se faz, aqui se paga.
Janete Ramos dos Santos (irmã e representante da Profa. Joana Ramos dos Santos Neta)
41 comentários
21 de Dec / 2018 às 11h39
Janete sinto nas suas palavras a sinceridade e serenidade em tudo que falou. Você com essa Carta Aberta conseguiu brilhantemente expressar o sentimento de diversos Juazeirenses que vem testemunhando os absurdos cometidos com nossa gente e com nossa cidade. Pessoas como esse senhor vem sugando tudo de melhor que temos. E ainda se transformando num dos homens mais poderosos e ricos da nossa Bahia. Espero que o Ministro Sérgio Moro continue o trabalho iniciado e coloque toda a escória política desse país/estado e por que não da nossa cidade onde eles merecem.
21 de Dec / 2018 às 12h38
Nunca li um texto tão lúcido, cheio de verdade e muito humano. Parabéns! Infelizmente irão refutar o seu texto como coisas da oposição que não quer ver Juazeiro crescer.
21 de Dec / 2018 às 12h52
Nossa, será que ele é homem o bastante para ter a Hombridade de pedir desculpas a todos esses 100 eleitores Ludribriados. Dúvido muito que essa Palavra ( Humildade se faça presente na vida dele ). Como a terra redonda, ele está recebendo de Volta o que fez a muita Gente. Deus tenha misericórdia dele.
21 de Dec / 2018 às 13h00
Belo texto: gramaticalmente correto, vocabulário extenso e com propriedade no uso, encadeamento lógico das ideias transpostas no papel, conciso e técnico ao mesmo tempo. Parabéns!
21 de Dec / 2018 às 13h02
Parabéns Janete pelo seu corajoso e legítimo desabafo. Uma lição de moral a quem pouco ou nada possui. Perseguição, humilhação, irresponsabilidade e uma tremenda covardia sempre foram peculiar a esse cidadão, auto proclamado "vaqueiro" numa total falta de respeito aos legítimos profissionais, homens bravos, de forte caráter e moral ilibada. Saúde e paz à querida Profª Joaninha. "A justiça de Deus tarda mas não falta". Feliz Natal a todos.
21 de Dec / 2018 às 13h13
Creio que esta seja apenas uma de centenas de pessoas que gostariam de falar o que pensa a respeito desse senhor, mas não tem como fazê-lo. Querem apostar como a Asscom da Prefeitura vai dar uma respostas tentando "justificar o injustificável?" Aguardem...
21 de Dec / 2018 às 13h48
Ele agora tá e vai roendo o caroço da manga rosa. Kkkkk. Peão.
21 de Dec / 2018 às 14h06
Assim fizeram com o imóvel da maçonaria localizado na pedra do lorde. Lá instalaram uma unidade do CAPS, e depois abandonaram todo degradado, dizem por aí que receberam mais de trezentos mil pra reforma e não a fizeram.
21 de Dec / 2018 às 14h11
Parabéns, Janete. Eu também sinto-me ludibriado.
21 de Dec / 2018 às 14h19
Não vai demorar muito e um certo secretário ... puxa-saco e babão, vocês sabem quem, vai dizer em seu face que é choro da oposição.
21 de Dec / 2018 às 14h30
Chorei ao ler o texto de Janete irmã da nossa diretora joaninha assim conhecida por muitos juazeirenses, fui aluno desta escola e sei do empenho da professora joaninha, este texto nada tem haver com política pois as mesmas nunca tiveram envolvimento político é sim um desabafo sincero de uma pessoal que viu tudo que foi construído com muitos esforços se acabarem por má administração. Parabéns Janete e que Deus esteja sempre com vcs.
21 de Dec / 2018 às 15h05
Parabéns .um belo texto que expressa a mais pura verdade.ja ouvir e vi muitos eleitores de seu Isaac gozando do então candidato impugnado Joseph Bandeira.agora veio a lei do retorno
21 de Dec / 2018 às 15h47
"O dinheiro faz as pessoas ricas, e poderosas, mas só a humildade, a honestade e o reconhecimento faz as pessoas grandes!" Simplesmente a lei do retorno, causa e efeito!!!
21 de Dec / 2018 às 15h49
Janete, virei sua fã! Que classe, para tratar de um...! Um egoísta, egocêntrico... Vc expressou, na sua carta, todo meu sentimento de indignação por este Senhor! Parabéns, Janete! Força!
21 de Dec / 2018 às 15h50
Senhora Janete, reitero suas palavras muito bem colocadas. Também sou vítima dessas crueldades e tenho compaixão e repúdio ao mesmo tempo de ver como o povo de Juazeiro não todos, são comprados com coisas baratas e insignificantes desse Governo passado e do atual.
21 de Dec / 2018 às 15h51
Ótimo texto com sábias palavras. É verdade: "tudo que você faz um dia volta pra você"! Tanta gente foi perseguida por esse governo, quantas humilhações, e hoje Sr Isaac Cavalcante, o sr está impedido de assumir. Como o mundo gira... Sempre disse que Deus existe e Ele honrará todos aqueles que foram perseguidos injustamente no seu governo. O mal também não lhe desejo. Desejo somente a justiça.
21 de Dec / 2018 às 15h54
Parabéns Janete! Suas palavras expressaram o sentimento de boa parte dos Juazeirenses decentes. Lamentável como tratam esse povo acolhedor e digno. Mas, como você bem colocou, "aqui se faz, aqui se paga". Rogo a Deus pela saúde da minha querida Pró Joaninha e que a municipalidade tente ressarcir o dano material, pois o que causou na alma de vocês não tem preço. Fiquem em paz.
21 de Dec / 2018 às 16h12
PRESENTE MELHOR DO QUE ESSE P FINAL DE ANO P ELE NAO EXISTE. Esse homem vendeu a alma p ser candidato. Deus existe, p mostrar p os homens que AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.
21 de Dec / 2018 às 16h28
Minha querida Amiga Janete, acompanhei de perto a sua firmeza de espirito para enfrentar todos esses momentos difíceis causados por esse pústula, mas também como voce, acredito que a lei do retorno nunca falha. Deus há de nos conceder dias melhores e nos permitir, assistir ainda mais, derrotas na vida desse ser vil. Toda a maldade que ainda existe oculta feita por ele, será desvendada e a justiça ocorrerá de forma implacável. Que viver, verá!
21 de Dec / 2018 às 17h00
Outras atrocidades também cometeu o desumano Isaac Carvalho. Ele demitiu da Prefeitura Municipal de Juazeiro pessoas com deficiência que tinha como única fonte de renda o emprego no município que mantinha com o que ganhava o seu sustento e da família. Está chegando o fim politico do insensato ex-prefeito. Antes que esqueça; parabéns pelo texto.
21 de Dec / 2018 às 20h40
Muito bem professora Janete. Esse texto resgata a dignidade dos juazeirenses contra um governo medíocre liderado por um condenado que exerceu cargos públicos mas é ficha suja porque é inelegível e condenado. Cargo público têm que ser exercido por pessoas idôneas e honestas, qye tenha vida simples e caráter. Que não vivam com luxo. A prefeitura de Juazeiro hoje é refém de um grupo que se apossa do poder cobrando do povo a zona azul e o aumento da conta de água para alimentar centenas de cargos comissionados, até famílias inteiras e muitas pessoas que estudam e vivem em outras cidades
22 de Dec / 2018 às 01h55
Janete, parabéns pelo brilhantismo de seu desabafo. Voce conseguiu resumir tudo que estava engasgado em nossas gargantas. Todos nós fomos enganados pela tal "MUDANÇA" em 2008. Eu briguei com vizinhos por causa desse senhor, alguns até hoje não falam comigo, e quebrei a cara. Isaac criticou tanto a desonestidade de seus adversarios (Misael Aguilar e Joseph Bandeira) e acabou fazendo o mesmo. A justiça de Deus não falha! Isaac Carvalho voce já começou a prestar contas de seus erros e das falsas promessas. Receba seu castigo!
22 de Dec / 2018 às 06h51
Um salve a professora Janete! Esta que hoje expressa toda a nossa indignação, toda a nossa insatisfação por esse político. Só gostaria de solicitar a oposição de Juazeiro que parem de brigar...precisamos dá um basta nisso...são muitos anos de descontentamento....Juazeiro e seu povo sofre....
22 de Dec / 2018 às 08h21
Janete, reintero suas palavras tão bem colocadas. Aqui se faz e aqui se paga. Muitos vêm com descrédito a justiça, acham que o dinheiro compra tudo e todos... tolos! Eles esquecem que a justiça tarda mas não falha. Não sei onde nossa cidade vai parar, um egocêntrico sem mandato e que fez cem mil pessoas perderem e desacreditarem seus votos e um ventríloquo que está fingindo ser prefeito de coisa nenhuma. Sem preparo, sem propósito, um verdadeiro desastre. Vibrei em cada decisão sabia da justiça, me senti de alma lavada. O falso vaqueiro PERDEU. Deus seja louvado!
22 de Dec / 2018 às 08h57
Janete bom dia palavras verdadeiras e sinceras.Precisavsm serem ditas para ver se este cidadão se toca se é que podemos chama-lo assim .Pois ao longo deste período ele não demonstrou ser uma pessoa de caráter e fechou com chave de ouro sugando tudo do juazeirense .Deus dê a Moro saúde e equilíbrio para segurar esta peteca.
22 de Dec / 2018 às 10h42
Que desabafo verdadeiro desta se hora! Um verdadeiro alento pra os corações Juazeirenses que se reconhecem na mesmíssima situação!!! Feliz Natal a todos!
22 de Dec / 2018 às 10h53
Sauve sauve a professora joaninha sou digno de ter sido aluno da saudosa tia joaninha como assim chamávamos. Saudades. Cadê os ex alunos hoje federais que não colocam a mão nessa ... instalado na PMJ chegou a hora . Inúmeros cargos que aqui nunca vieram trabalhar. Ministério público nos socoram basta ler o diário oficial do município e vão ver os vícios as mesmas empresas.
22 de Dec / 2018 às 16h01
Quem com ferro fere, com o ferro será ferido. Agora vc vai sentir a dor das feridas dos outros.
22 de Dec / 2018 às 16h04
É verdade, sou vizinha e presenciei o desespero emocional dela. Ao ver seu prédio todo destruído através da TV são Francisco. Mas Deus da o retorno conforme o merecimento.
22 de Dec / 2018 às 16h07
Aguente as consequências dos seus atos vaqueiro. Valeu o boi.
23 de Dec / 2018 às 08h22
Em que pese a lógica e erudição textual, vamos respeitar o emocional aflorado da professora Janete, mas, principalmente, vamos ser lúcidos! Essa senhora reclama que o então prefeito Isaac bancasse indefinidamente o imóvel contratado com o dinheiro do povo. Ainda tem muito bezerro desmamado das tetas públicas em 2009 que, de forma oportunista, se esconde atrás do texto. Perdeu, playboy. Juazeiro experimentou o maior desenvolvimento da sua vida com Isaac. A perda da eleição para deputado federal deveria ser chorada por todos os moradores de Juazeiro e região, pois o maior derrotado é o povo.
23 de Dec / 2018 às 22h43
Lendo esse texto, me pergunto: Que tipo de políticos estamos escolhendo para governar nossas cidades, estados e país? As pessoas que deveriam através de uma boa gestão, promover politicas em prol de seguranca publica, saúde e educação, tratam de forma tão descompromissada e injusta, uma professora convalescente que após anos de dedicacao ao ensino, ser tratada desta maneira.... é realmente lamentável! Espero sinceramente, que a justica seja feita, e pelo visto isso já começou. Mas ainda falta a reparacao, por parte do município, pelos danos causados à professora Joaninha.
24 de Dec / 2018 às 08h47
Viridiana,deixe de falar abobrinha e babá o ovo,pode chegar a sua vez de entrar no rol dos descartados.se for enumerar os que já babaram e estão fora,a fila imensa,ex:o porto seguro inicial o todo poderoso a quem lhe era atribuído o título de "Prefeito".Em nenhum momento o texto faz alusão a um perpétuo aluguel e sim a destruição do prédio,pelo furacão da irresponsabilidade,o não cumprimento do contrato e a pendência da dívida,o texto retrata claramente a exteriorização de um sentimento de um desabafo e grito contido há muito tempo,volte a ler o texto com mais atenção.
24 de Dec / 2018 às 09h48
Parabéns,muitos não tem a coragem de mostrar situações como essa,na certa muitos julgaram seu ato,mais julgamento não vai amenizar os danos causados com o tempo,e o mesmo mostrar as verdades ocultas, um dia a máscara cairia mostrando verdadeiramente quem leva a sério os seus compromissos sem causar dano algum,deixando desejar interrogações não respondidas, é bom analisarmos os nossos erros para tentarmos melhorar sem atropelar quem está a nossa frente.
24 de Dec / 2018 às 10h00
Depois de tanto desgaste físico,tanto derrame de dinheiro,tanta expectativa e só um pirulito na mão sem poder chupa-lo, é de doer não é vaqueiro. Mas o que você fez com pró Joaninha e pró Janete doeu muito mais.
24 de Dec / 2018 às 10h53
Demorou para se manifestar mas quando resolveu foi pra valar e na hora certa, tudo tem seu tempo... Parabéns pelo texto
25 de Dec / 2018 às 18h06
Luiz Carlos (deve ser mais um bezerro desmamado das tetas da PMJ), não lhe parece estranho vir reclamar depois de tanto tempo? Será que não existe justiça na terra de Ivete Sangalo? Pare de ser oportunista e manipulador dos menos esclarecidos. Juazeiro perdeu o mandato do melhor político da sua história e isso é trágico. O mais... é bezerro berrando com fome.
26 de Dec / 2018 às 10h53
E vaqueiro,nada da certo em cima da destruocao dos outros pois gera a sua propria destruicao
26 de Dec / 2018 às 10h57
Leia o texto com atencao,faca uma reflexao,se interrogue,mergulhe no ontem,reflita o hoje e se preocupe com o amanha
26 de Dec / 2018 às 11h03
Tudo o que esta acontecendo esta sob o olhar de Deus.Nao e preciso destruir nada e nem ninguem para construir seus objetivos,pois esxiste a lei do retorno,como diz a pro aqui se faz aqui se paga.
28 de Dec / 2018 às 14h54
Teve tanto dinheiro para bancar uma campanha tao rica,para pagar milhoes aos advogados de brasilia (pra nada),mais nao tevi pra relsolver a situacao gritante da pro joaninha.Ve se paga pelo menos o debito dos alugueis em aberto