De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe a possibilidade de chuvas em Salvador e na região metropolitana, mas a tendência é que seja isolada, em algumas partes do dia.
Nesta quinta-feira, a meteorologista do órgão, Diva Cordeiro, informou que a nebulosidade identificada em imagens de satélite começou a se dissipar. Em nota, o Inema divulgou que o alerta não significa que os fenômenos acontecerão em toda a extensão da área de risco, mas que há probabilidade de ocorrência em determinados locais da região.
Na sexta-feira (7), a previsão continua a mesma. Pouco volume de chuva marcará o dia. A máxima chega a 29ºC. No sábado (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a previsão se repete e a máxima varia entre 31ºC a 32ºC.
No domingo (9), há previsão de chuvas isoladas, com miníma de 21ºC e máxima de 30ºC.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta sexta e no sábado, o céu deverá manter-se parcialmente nublado com baixa possibilidades de chuvas e sem riscos para alagamentos e/ou deslizamentos de terra.
No domingo, a possibilidade de ocorrência de chuvas é fraca a moderadas em Salvador e na região do Recôncavo.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) emitiu um documento, na quarta-feira (5), com um alerta de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, que poderiam predominar em algumas regiões da Bahia, principalmente nos municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do sul do estado.
No documento divulgado na quarta-feira, o Inema separou as cidades em três tabelas, com níveis distintos. O nível Atenção tem como característica chuva ao longo do dia; o nível Alerta, diz respeito as cidades que além das chuvas vão registrar vetanias, já o nível Alerta Máximo, aponta as cidades que haverá predomínio de chuva com fortes rajadas de ventos e que já tem um histórico de chuvas. [Confira o documento]
Segundo o Inema, o documento foi emitido como um alerta depois que uma frente estacionária que vem atuando no estado, intensificando a nebulosidade e com indíces pluviométricos elevados, principalmente nas cidades do interior. Apesar disso, ainda segundo o Instituto, a tendência é que a situação mude, e que a nebulosidade se dissipe, principalmente em Salvador.
G1 Bahia
0 comentários