A taxa de desemprego fechou o trimestre móvel no mês de outubro em 11,7%, caindo 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (maio/julho), quando a taxa foi 12,3%. Os números apontam para uma queda no número de pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Mesmo com a queda o Brasil ainda tem cerca de 12,4 milhões sem carteira assinada, 517 mil a menos quando comparado ao relatório anterior, fechado no último mês de julho.
As informações foram divulgadas ontem (29) pelo hoje IBGE e integram a pesquisa nacional por amostra de domicílio - Pnad Contínua. Em relação ao mesmo trimestre móvel de igual período do ano passado, quando a taxa de desemprego estava em 12,2%, com queda de -0,5 ponto percentual.
Uma análise detalhada da Pnad Contínua mostra que a taxa de subutilização e de pessoas desalentadas contínua apontando relativa estabilidade, o que reforça a tese de que o desemprego vem caindo em decorrência da informalidade. O número de empregados no setor privado com carteira assinada foi de 32,9 milhões de pessoas, ficando estável em ambas as comparações.
Da redação Blog Geraldo José/Com informações do Correio da Bahia
1 comentário
30 de Nov / 2018 às 12h24
Só se estão colocando na pesquisa Mototax clandestino de Juazeiro como empregado. ... o desemprego só aumenta