E se você parasse a rotina por um momento e deixasse a sua imaginação criar asas? Foi isso que os alunos entre 11 e 12 anos do Colégio Ester Martins, em Petrolina/PE, fizeram para produzir um livro de fábulas coordenado pelo professor João Trapiá.
'O livro das fábulas', publicado pela Editora Vecchio, foi um projeto do professor para incentivar a leitura e escrita dos estudantes. "A ideia de construir um livro surgiu a partir de um projeto de leitura que desenvolvemos neste semestre, no qual eles leem livros e, depois de darem nota para a leitura que fizeram, indicam-na a algum amigo de sala. Trabalhamos em cima do gênero fábula. Várias fábulas foram lidas, vimos as características do gênero e, então, partimos para a produção. Alguns 'erros' foram deixados, já que o intuito principal era a essência da criação, pois, parafraseando Manuel de Barros, quando uma criança erra na gramática, acerta na poesia.", explica Joao Trapiá.
Ainda segundo o professor, o objetivo maior do livro era que eles tivessem um olhar a respeito da criação literária e pudessem se sentir escritores, como, de fato, agora são. O rodízio de leitura já havia despertado em muitos deles o prazer pela leitura, pois eles leem e cogitam a quem indicarão a leitura que fizeram. Mas agora, como autores, eles têm um olhar diferenciado, pois passaram de leitores a escritores, ou seja, sabem a dificuldade de uma obra ser escrita, além de aprenderem o valor da literatura/leitura.
"O livro das fábulas" será lançado nesta terça feira (20), às 19h, no Colégio Ester Martins, que fica localizado na Areia Branca. Aberto ao público.
SERVIÇO
O que? Lançamento do livro "O livro das fábulas".
Quando? 20 de novembro, às 19h.
Onde? Colégio Ester Martins, Areia Branca – Petrolina/PE.
Quanto? Entrada Gratuita. Livro: R$22 (vinte e dois reais).
1 comentário
18 de Nov / 2018 às 07h16
Como muitas vezes costuma acontecer, uma bandeira se levanta justamente para se encobrir uma batalha por seu revés. Pois o que pregam os arautos da Escola Sem Partido que não determinar politicamente o que devem falar alunos e professores? Começam tempos em que é preciso estar atentos a riscos colocados à República. Que tenhamos força e coragem, como recomendam as Sagradas Escrituras (Josué, 1).