Dentro do cronograma permanente de limpeza de canais, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a Prefeitura de Juazeiro está atuando esta semana no Canal do Jacaré, nas proximidades do bairro Alto do Cruzeiro, totalizando quatro quilômetros de extensão. O trabalho é realizado com auxílio de uma escavadeira hidráulica e tem como objetivo combater a proliferação de insetos, prevenir alagamentos ao facilitar o fluxo da água, que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular no local.
A limpeza de canais é realizada em diferentes bairros da cidade, seguindo roteiros com dias e locais que obedecem a prazos a fim de tornar a limpeza constante. De acordo com o secretário de Serviços Públicos Celso Leal, é no período das chuvas que se percebe a necessidade de manutenção dessas áreas uma vez que, quando não bem conservados, os canais transbordam e causam transtornos a moradores e transeuntes.
“Para evitar os transtornos causados pelo lixo existente nos canais, resultado da falta de colaboração de quem insiste em despejá-lo em locais impróprios, a SESP realiza com frequência a limpeza desses corredores, mas o governo municipal necessita que a população esteja engajada na colaboração da manutenção”, destacou Celso Leal.
A juazeirense Antônia Barroso de Lima que trabalha nas proximidades do canal confirmou os problemas causados pela falta de cidadania e de consciência ambiental de algumas pessoas. “Vemos constantemente os próprios moradores do bairro jogando lixo, móveis velhos, plantas e animais mortos. O resultado desta falta de conscientização ao eliminar o lixo de forma indevida no canal é o surgimento de mosquitos e muito mau cheiro, o que prejudica a todos”, finalizou Antônia.
Luzete Nobre/SESP
1 comentário
09 de Nov / 2018 às 08h16
Isso é paliativo. O que a população de Juazeiro e em especial os que moram às margens desses canais, querem é que sejam COBERTOS como foram os da Malhada da areia. Ai sim Será uma benção. Varios fatores como diminuição das muriçocas, valorização da vida, saude e alto estima. Queremos geraldo q vc questione ao poder publico sobre isso. Bom dia.