A relação da agroecologia com a sustentabilidade da produção de alimentos, com a manutenção dos recursos naturais e com a saúde das pessoas marcou a abertura do I Simpósio de Agricultura Orgânica e Agroecológica, nesta quarta-feira (7), no Campus III da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro. A programação segue até o dia 9 (sexta-feira).
Durante a abertura das atividades, o diretor em exercício do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), professor Reginaldo da Silva Gomes, destacou a importância da discussão sobre o tema dentro da Universidade, que é o ambiente do ensino, da pesquisa e da extensão.
O coordenador interino do Caerdes, o professor Ivanildo Almeida Lima, também destacou que a instituição tem o compromisso com a formação de profissionais que se devem ser capacitados para terem condições de lidar com a temática da agroecologia.
A diretora do Departamento de Ciências Humanas, a professora Edonilce da Rocha Barros, destacou que a temática já traduz a grandeza do evento. Na abertura também estiveram presentes o secretário da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), de Juazeiro, Tiano Félix; e o diretor de Inovação e Sustentabilidade (DIS BAHIATER), Welliton Rezende Hassegawa.
Caerdes - A realização do Simpósio é um marco em comemoração aos sete anos de fundação do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) e trás como mote As ações de extensão rural, educação, ciência e tecnologia para um futuro sustentável.
O idealizador do evento, que é o fundador e coordenador do Caerdes, o professor Jairton Fraga Araújo, deu continuidade à programação com a palestra A Produção Orgânica de Alimentos. Ele destacou que para combater os problemas atuais a exemplo da poluição, resíduos, perda da biodiversidade, assim como a deteriorização da qualidade de vida é preciso desconstruir muitos mitos que são atribuídos à agroecologia. "Aqui estamos tratando dessas questões dentro do viés da pesquisa científica", enfatizou.
Ianne Lima Ascom
0 comentários