Mais de 5,5 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil municípios. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para ser um importante instrumento de avaliação do ensino médio das escolas de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem transformado a educação ao longo dos seus 20 anos.
Os participantes de Juazeiro e Petrolina devem ficar atentos ao relógio, pois as provas serão aplicadas de acordo com o horário de Brasília. Pernambuco e a Bahia mais uma vez não seguirão o horário de verão, que começou neste domingo 4.
Os portões se abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília), mas o Brasil tem 4 fusos diferentes e por isso os horários serão diferentes dependendo da localidade. É preciso estar atento para o horário do seu local de prova.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a ideia era deixar para trás a técnica chamada de “decoreba” das provas tradicionais e trabalhar conteúdos mais contextualizados com interdisciplinaridade.
Atualmente, o Enem é o principal ingresso para o ensino superior: São 5,5 milhões de candidatos inscritos prestes a encarar uma maratona de 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e uma redação durante 5h30.
Foto Italo Duarte
0 comentários