Após realizar um trabalho de conscientização sobre a necessidade da implantação de caixas de gorduras junto aos proprietários de restaurantes e lanchonetes do Mercado do Produtor de Juazeiro, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE entregou certificados aos comerciantes que instalaram o equipamento e também aderiram à campanha de reaproveitamento do óleo de cozinha usado.
Um dos primeiros a instalar a caixa de gordura em seu estabelecimento foi Antônio José Vieira, dono do Restaurante Henrique, que antes armazenava o óleo de forma indevida e não tinha um controle sobre a destinação e o reaproveitamento do mesmo.
“Agradeço a equipe do SAAE pelo trabalho de conscientização não só comigo, mas também com os meus vizinhos que seguiram as orientações e implantaram a caixa de gordura em seus restaurantes”, pontuou Antônio que quinzenalmente repassa cinqüenta litros de óleo usado para a empresa Prest Limp parceira do SAAE neste projeto.
Ana Valéria, gerente do Restaurante do Gaúcho recebeu a equipe do SAAE e firmou parceria para destinação correta do óleo usado no estabelecimento que ela gerencia. “Fico agradecida pela preocupação e pelo trabalho desenvolvido conosco dos restaurantes quanto à preservação do meio ambiente. A minha consciência está tranqüila em não mais jogar o óleo no ralo da pia”, acrescentou Valéria que recebeu um recipiente adequado para armazenar o óleo utilizado nas frituras do restaurante.
Desde que o SAAE iniciou o trabalho de conscientização ambiental, diversos estabelecimentos já aderiram à caixa de gordura reduzindo consideravelmente as ocorrências de obstruções, principalmente em bares e restaurantes. O técnico em saneamento ambiental Wilson Alves, acredita que este trabalho contribui para maior eficiência na manutenção das redes coletoras de esgotos, uma vez que o óleo de frituras e outros restos de alimentos ficam retidos na caixa evitando os constantes entupimentos.
“A caixa retém toda gordura e evita a solidificação dentro da tubulação. Iniciamos esse trabalho de conscientização há cerca de três anos e os resultados são bastante satisfatórios. Os comerciantes têm aderido à nossa proposta e, agora com a coleta e destino adequado do óleo usado na cozinha fortalecemos ainda mais o trabalho e a consciência de todos”, explica Wilson.
O técnico orienta ainda que para melhor eficiência da caixa de gordura a mesma deve ser limpa a cada 15 dias evitando assim o acúmulo de dejetos e conseqüentemente o mau cheiro. Os usuários que tenham interesse em mais informações sobre a caixa de gordura e a coleta de óleo usado devem entrar em contato com os setores social, resíduos sólidos e de meio ambiente do SAAE através do telefone: 3614-9800.
Antonio Pedro e André Calixto (estagiário)
0 comentários