A praça do bairro Jardim São Paulo foi palco de uma ação social, realizada pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que levou vários serviços gratuitos para a população, na sexta-feira (26).
O evento faz parte do conjunto de ações do Projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana, que tem como objetivo potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras que são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro. Os moradores contaram com várias atividades multiculturais para crianças, adultos e idosos, além de serviços gratuitos, como corte de cabelo, manicure e pedicure, palestras educativas sobre os cuidados contra a dengue e coleta seletiva do lixo. Os idosos tiveram uma programação especial para os idosos que receberam atenção especial da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Aliança e a presença da Estação Cidadania com o serviço de atualização cadastral do Bolsa Família.
“Como o dia do idoso é comemorado em outubro a participação da equipe da UBS foi programada para oferecer uma atividade voltada a esse público onde estamos trabalhando os cuidados com a saúde, de hipertensos, diabéticos, através da alimentação, da prática de atividade física, medidas que podem ajudar a controlar esses problemas e os que não têm, prevenir”, explicou o enfermeiro da UBS Alto da Aliança, Pedro Emerson Tavares.
Para a aposentada Rita Emídia do Nascimento, que aproveitou o evento para aprender alguns cuidados com a sua saúde na oficina ofertada para os idodos, a iniciativa da prefeitura é ótima e muito bem vinda. “Aprendi muita coisa hoje que não sabia, principalmente sobre os cuidados com a alimentação. Graças a Deus não tenho nenhum problema de saúde, mas a partir das informações que absorvi aqui hoje vou passar a me prevenir, fazer caminhada, uma alimentação balanceada”, disse a aposentada.
O comerciante Edvaldo Borges também participou da ação buscando usufruir dos diversos serviços que estavam sendo oferecidos e destacou a atenção que a gestão municipal vem dando ao bairro. “Hoje nosso bairro está bonito pavimentado, saneado e bem assistido pela gestão municipal. Recebi o convite para participar da ação e vim aproveitar os serviços. só podemos agradecer ao prefeito por toda a atenção com a nossa comunidade”, destaca o comerciante.
De acordo com a diretora social da SEDUR Graciele Gomes, mensalmente é montado um cronograma de ações a ser desenvolvido nos 12 bairros que compõem a Poligonal Urbana. “Essas ações que integram o projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana, tem como foco desenvolver o sentimento de pertencimento junto às famílias beneficiadas com as obras para que elas conservem esse patrimônio que passa a ser deles. São ações voltadas para a reciclagem do lixo, para cuidados com a saúde, para geração de renda, entre outros”, explica
Para o secretário Hemerson Guimarães, as obras da Intervenção da Poligonal Urbana vêm promovendo uma grande mudança na vida de mais de 8 mil famílias. “É um grande volume de obras, muitas já entregues, outras em andamento e várias ainda para iniciar. Obras que influenciam diretamente na vida das comunidades desses 12 bairros, com pavimentação, saneamento, drenagem, habitação, levando mais infraestrutura, urbanização e consequentemente saúde e qualidade de vida para o povo de Juazeiro. Um volume de obras desse porte precisa de um grande trabalho social como esse que vem sendo feito”, finalizou. Prestigiaram ainda o evento o chefe de gabinete Vilmar Ferreira e a secretaria de Gestão de Pessoas Angelita Carvalho.
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
1 comentário
29 de Oct / 2018 às 13h50
A mais pura mentira. Muitos idosos foram em busca de atendimento médico e ouviram dos funcionários que a medica responsável não iria somente o enfermeiro. Uma moradora foi em busca de guias e o enfermeiro não dispôs alegando que não havia guias e se a mesma quisesse que fosse na alian ça atrás. Muitos moradores na expectativa de um bom serviço e não tiveram. Muitas pessoas com certidões de nascimento, cartão de bolsa família pra tentar amenizar o problema e os funcionários que lá estavam não sabiam informar nada.