Com o objetivo de aprimorar a capacidade técnica dos seus profissionais e garantir aos pacientes uma intervenção rápida e resolutiva em casos de emergência, a equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) passou, na terça-feira (23), por um treinamento de simulação realística em parada cardiorrespiratória.
A atualização foi feita pelo enfermeiro do SAMU, Nilton Fagundes, e os enfermeiros da UPAE, Laís Cabral e Antônio Ronaldo, que participaram recentemente de um curso oferecido pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A partir dos novos conhecimentos adquiridos, os profissionais se tornaram multiplicadores.
Para o treinamento, os instrutores utilizaram um simulador de paciente (boneco), que favoreceu o treinamento prático. A atualização teve como norte as principiais mudanças no protocolo da American Heart Association para Ressuscitação Cardiopulmonar.
"Laís e Antônio participaram desse treinamento em São Paulo e trouxeram para nós o que há de mais moderno em relação às manobras de ressuscitação, por exemplo. Então, dessa forma, nós conseguimos melhorar ainda mais a qualidade do serviço e o prognóstico do paciente", acredita a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Souza.
A avaliação foi muito positiva. "São novos saberes e práticas para os profissionais que trabalham na nossa emergência, que acabam por contribuir para uma maior rapidez e humanização do serviço. Com certeza, esses são fatores que fazem toda a diferença no setor de assistência à saúde pré-hospitalar", comemorou a profissional, que é a responsável pela atualização permanente dos profissionais da casa.
Ascom UPAE
0 comentários