A aluna de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) Emanoela Negreiro Coelho apresentou o trabalho acadêmico de relato de vivência como estagiária de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento 24h de Petrolina na Semana Universitária "CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: O CONHECIMENTO À SERVIÇO DA SOCIEDADE".
O evento, realizado no campus Petrolina, aconteceu entres os dias 15 e 19, encerrando na sexta-feira. Foram envolvidas as unidades de educação e educação em saúde em um novo formato, que permitiu uma maior descentralização e flexibilização das atividades. Quem esteve conferindo a programação foi a coordenadora de enfermagem da UPA 24h, Rayane Ribeiro.
"Ficamos honrados com a exposição do trabalho, pois assim toda a comunidade acadêmica pôde conferir o resultado da avaliação do nosso pronto atendimento como campo de prática. Nós sempre estamos recebendo alunos para visitas e com o início da prática de estágio a nossa relação com o ensino e pesquisa tem se aprofundado e isso é bom para os dois lados", defende.
O estudo apresentado teve como objetivo relatar a experiência no campo de estágio em uma unidade de urgência e emergência 24h, em cumprimento à disciplina de Estágio Curricular Obrigatório. "Fiz uma análise das atividades executadas nos planos diagnóstico, assistencial, gerencial e educativo. Cheguei à conclusão de que a UPA consegue prestar uma assistência de qualidade e resolutiva à população, e esse é um grande diferencial na saúde pública", considera.
Essa não é a primeira vez que educandos utilizam a UPA para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Esta semana, inclusive, uma tese de mestrado de uma aluna da UPE que avalia a unidade de Petrolina foi divulgada em uma revista científica, e em julho do ano passado a UPA também foi campo de pesquisa para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudantes da mesma universidade. Para o desenvolvimento do trabalho, Emanoela contou com a colaboração da enfermeira Érica Fernanda Sales e a orientação da professora Gerlane Lira.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários