Com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro, a Prefeitura de Petrolina realizou, na sexta-feira (19), centenas de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, com foco na sífilis.
No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), foram feitos mais de 250 testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV. Destes, três deram positivos para sífilis e 1 para hepatite B. As quatro pessoas que tiveram doenças confirmadas foram encaminhadas ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) para receber orientações e iniciar os tratamentos necessários.
O coordenador do CTA, Miguel Santos, destaca que o combate à sífilis deve ser levado a sério, pois a doença é silenciosa. "A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual. A infecção desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme a doença evolui. Então, todo mundo que possui uma vida sexual ativa, deve fazer os testes pelo menos de seis em seis meses, e, claro, usar preservativo em todas as relações", explica.
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, realizando testes rápidos gratuitos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Hepatites B e C e Sífilis, além da dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários