Idosos redescobrem a vida através de contação de histórias em creches de Petrolina

Cerca de 60 idosos de Petrolina estão vivenciando a terceira idade da melhor forma possível: compartilhando e recebendo carinho em um projeto da prefeitura que promove encontro de gerações.  Idealizado pela primeira-dama, Lara Secchi Coelho, o ‘Vovô Amigo’ estimula o talento dos idosos para a contação das histórias e contos infantis que são apresentados às crianças atendidas nas creches do município.

Nesta quarta-feira (17), os contadores voluntários participaram de um grande ensaio no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Rio Corrente, onde apresentaram as seis novas histórias que serão incluídas na programação do ‘Vovó Amigo’.

Durante o evento, Lara destacou que a interação entre as gerações traz benefícios sociais e até hábitos saudáveis aos idosos. “Este trabalho é muito positivo porque reflete, diretamente, dentro dos lares petrolinenses. Ao longo dos ensaios, nossos idosos perdem a inibição, melhoram a relação com os colegas e isso ajuda muito na sociabilidade deles. Temos vários casos de voluntários que sequer entraram num teatro, então esse mundo novo e esse contato com o público infantil também será muito positivo porque eles já estão se sentindo mais valorizados”, destacou Lara. 

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Aos 77 anos, seu Josias de Barros, interpreta um contador das lendas do Velho Chico e explica como o projeto transformou sua rotina de solidão. “Eu acho muito bom porque antes eu vivia isolado e nunca gostei de viver deste jeito. Também tem as atividades físicas que a gente faz no projeto e isso é muito bom para mim, me distrai, me diverte e eu agora me sinto muito melhor”, disse.

Projeto Itinerante: o ensaio desta quarta marca um novo ciclo itinerante do ‘Vovô Amigo’ que deve percorrer todas as creches das zonas urbana e rural de Petrolina. O evento também contou com a presença de coordenadoras das creches municipais e dos CRAS da cidade.

Para fazer parte do projeto, os idosos-voluntários participam de oficinas nas quais desenvolvem a leitura em sua dimensão lúdica. A primeira apresentação deste novo ciclo está marcada para acontecer na  próxima segunda-feira (22), a partir das 15h, no Lar São Thiago, no bairro Gercino Coelho.

Ascom/Petrolina