Ministro do Meio Ambiente participa missa em homenagem aos 87 anos do Cristo Redentor,uma das 7 maravilhas do mundo

O aniversário de 87 anos do monumento do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio, será comemorado nesta sexta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. O Cristo é um dos principais atrativos do parque.

Para marcar a data, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebra missa em ação de graças, às 18h30, aos pés do monumento. O presidente da República, Michel Temer, e o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, estarão presentes.

O ministro intermediou, no mês passado, acordo entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao ministério e gestora do parque, e a Mitra Arquiepiscopal, responsável pela administração do santuário, para aprimorar o uso e manutenção do platô onde fica o Cristo.

O acordo, que envolve também as concessionárias de serviços de uso público no parque – a Trem do Corcovado e a Paineiras-Corcovado –, oficializou, entre outras coisas, doações voluntárias de visitantes do parque à Mitra Arquiepiscopal dentro da campanha "Amigos do Cristo". Os recursos são investidos, unicamente, nas atividades de suporte e manutenção do monumento e da capela em seu interior.

As doações são feitas na hora da compra dos ingressos de acesso ao Corcovado, por meio dos sites ou nos guichês das concessionárias que operam o Trem do Corcovado e o serviço de transporte de passageiros até o Centro de Visitantes, nas Paineiras.

Além de regular as doações à manutenção do santuário, o acordo facilita a realização de cerimônias religiosas no platô do Corcovado, ampliando de 30 para 60 o número de participantes de eventos (missas, celebrações da palavra, angelus e outros) na capela.

Faculta, ainda, às autoridades da Igreja Católica (cardeais, bispos, padres, diáconos) livre acesso ao alto do Corcovado para visitas e atividades de cunho religioso durante o horário de funcionamento do parque e fora do horário, quando houver justificativa.

O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para boa parte da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2007 foi eleito, em pesquisa mundial pela internet, como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 2012, a Unesco considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.

O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação (UC) federal mais frequentada do país. Recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes. Além de abrigar o Cristo Redentor, protege a maior floresta urbana do planeta e é rico em biodiversidade, sendo fonte de pesquisas científicas para várias universidades.

Com quase 4 mil hectares, divididos em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea/Pedra Bonita e Pretos Forros/Covanca), o parque oferece inúmeros atrativos, como trilhas, cachoeiras, mirantes (Vista Chinesa), espaços históricos (Mesa do Imperador, onde D. Pedro II costumava fazer pique-nique com a família real), Museu do Açude, entre outros.

Recentemente, o parque inaugurou moderno Centro de Visitantes, onde os turistas podem conhecer a exposição multimídia sobre a natureza protegida na unidade de conservação, comprar lembrancinhas nas lojas de souvenir ou dispor da praça de alimentação, que tem café e lanchonete com direito à paisagem da Zona Sul carioca.

 

Elmano Augusto/ Ascom MMA