PC do B, Rede e mais 12 partidos podem ser extintos, pois não superaram a chamada cláusula de barreira, na eleição deste domingo (07/10). Ao todo, existem 35 partidos no Brasil. Mas há possibilidade de mudança.
O PC do B, legenda dos deputados federais baianos Alice Portugal e Daniel Almeida, espera contar com os votos do ex-prefeito de Juazeiro, o “vaqueiro” Isaac Carvalho, que estão sub judice. Ele teve 100.549 votos. Caso tenha êxito, a sigla alcança 10 deputados federais no país, número necessário para ser mantido ou a soma de 1,5% dos votos válidos nacionais.
O PC do B teve 1,35%. Já a Rede, de Marina Silva, seguiu na esfera da Câmara o desempenho pífio da presidenciável. Criada em 2015, a sigla teve agora a sua estreia em uma eleição nacional, mas só conseguiu uma cadeira de deputado federal. A advogada Joenia Wapichana (RR) é a primeira indígena eleita na história para o Congresso Nacional. Os votos válidos da Rede somaram apenas 0,83%.
O PRTB de Levy Fidélix elegeu três deputados federais e teve apenas 0,7% dos votos válidos em todo o país. De acordo com a lei, as siglas que não superarem a cláusula de barreira (também chamada de cláusula de desempenho) perdem direito ao fundo partidário, principal fonte de financiamento das legendas, à propaganda na TV e rádio, além do funcionamento legislativo (gabinete partidário, estrutura de assessores, discursos nas sessões, entre outros pontos).
A regra também permite aos políticos eleitos por essas legendas trocarem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Os outros 11 partidos que não cumpriram a cláusula foram Patriota, que chegou a quase fechar a filiação de Jair Bolsonaro, e siglas de outros três presidenciáveis: PHS, PRP, PMN, PTC, PPL (partido do presidenciável João Goulart Filho), DC (partido do presidenciável José Maria Eymael), PMB, PCB, PCO e PSTU (partido da presidenciável Vera Lúcia).
Fonte: Informe Baiano
12 comentários
08 de Oct / 2018 às 23h29
Esta inelegível. É caso Federal.
09 de Oct / 2018 às 04h36
Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada por Bostanaros racistas Você se pergunta como um candidato com tão poucas qualidades e com tantos defeitos pode conseguir o apoio quase que incondicional de grande parte da população? Você já tentou argumentar racionalmente com os eleitores deles, mas parece que eles estão absolutamente decididos e te tratam imediatamente como inimigo no mais leve aceno de contrariedade? Até sua tia, que sempre foi fofa com você, agora ataca seus posts sobre política no facebook?Viva Jesus Cristo e Haddad 13
09 de Oct / 2018 às 04h41
Isak voce vai vencer. Fora BostanaroTemir perseguidor racista Satanás no inferno ta cheio. Viva a paz amor respeito carinho lucidez Haddad e Jesus no poder.
09 de Oct / 2018 às 05h40
vamos vencer! #Haddad13 É possivel! 39 milhões de abstenção, branco ou nulo 31 milhões Haddad 27 milhões outros candidatos 97 milhões não apostaram no fascismo 49 milhões apostaram Somos maioria. Tenham esperança. #elenão
09 de Oct / 2018 às 05h46
Tudo se encaminha para a confirmação dos votos e da eleição do Vaqueiro. Viva Juazeiro! Viva Isaac!
09 de Oct / 2018 às 07h19
BRASILEIROS NÃO FORMAM QUADRILHA PARA SEREM COMANDADOS DE DENTRO DE UM PRESIDIO FEDERAL.
09 de Oct / 2018 às 07h59
GERALDO BOM DIA... SUA MATERIA ESTAR COM INFORMAÇÕES ERRADAS A RESPEITO DA CLAUSSULA DE BARREIRA, NÃO SÃO 10 DEPUTADOS PARA SER EXTINTOS E SIM 9 MAIS EM SETE ESTADOS BRASILEIROS OU ATINGIR 1,5% DOS VOTOS VALIDOS E O PARTIDO DESSE SENHOR AI ATINGIU JÁ OS 9 SÓ QUE NÃO FOI EM 7 ESTADOS O QUE PODE SALVAR ESSE PARTIDO COMUNISTA É SE OS VOTOS DESSE SENHOR FOR COMPUTADOS E COM ISSO SOMANDO OS 1,35% QUE ELES TEM ATINGIR OS 1,5% DOS VOTOS VALIDOS. PS: A matéria é assinada pelo site Informe Baiano.
09 de Oct / 2018 às 08h25
Se fosse por mim, esta porcaria já não existiria mais! Enquanto Laura, Madalena e Robson Almeida puxam o saco pois devem mamar nas tetas de Isaac, o que será de vcs quando o "vaqueirinho" perder.
09 de Oct / 2018 às 10h23
Isaac foi prefeito de Juazeiro. Venceu o pleito enfrentando forças políticas poderosas, conseguindo convencer seu eleitorado de que optou, corretamente com um arco de alianças que o conduziu à prefeitura, sem colocar-se a reboque dos seus apoiadores. Portou-se com a necessária altivez, mas sem perder a generosidade de reconhecer seus aliados, ampliando, assim, o reconhecimento popular, com a legenda mais antiga e sólida do Brasil, o PCdoB. O reconhecimento da vontade do povo juazeirense, por parte da justiça eleitoral deve ser revelada pelos mais de 100 mil votos obtidos.
09 de Oct / 2018 às 10h24
Isaac foi prefeito de Juazeiro. Venceu o pleito enfrentando forças políticas poderosas, conseguindo convencer seu eleitorado de que optou, corretamente com um arco de alianças que o conduziu à prefeitura, sem colocar-se a reboque dos seus apoiadores. Portou-se com a necessária altivez, mas sem perder a generosidade de reconhecer seus aliados, ampliando, assim, o reconhecimento popular, com a legenda mais antiga e sólida do Brasil, o PCdoB. O reconhecimento da vontade do povo juazeirense, por parte da justiça eleitoral deve ser revelada pelos mais de 100 mil votos obtidos.
09 de Oct / 2018 às 11h26
Tem alguma coisa errada com o Blog...Porque ontem ninguém conseguia postar um comentário nas matérias que falam de Isaac. E hoje só vemos elogios. Estranho né? Candidatura impugnada... A lei no Brasil vai prevalecer. Está inelegível... Não tem lógica ficar nesse chove e não molha... Mais pelo visto até o final dos 4 anos vai ficar recorrendo. Bora Brasil. O que é isso? PS: O Blog esclarece que a leitora está equivocadas as críticas foram direcionadas para outra matéria http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=108519
09 de Oct / 2018 às 16h19
Amigo Geraldo o problema de Juazeiro, diferente de Petrolina, é que não damos valor a prata da casa e votamos nos forasteiros que nao fazen nada, enquanto Petrolina elege os filhos da terra e só tendem a crescer. Obrigado.