O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.
O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho. Ele figura como segundo colocado em pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio.
Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.
Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante.
Agencia Brasil
3 comentários
27 de Sep / 2018 às 13h27
O TSE ABATEU O GAROTINHO CARIOCA E NA FILA DO ABATE ESTÁ O FALSO VAQUEIRO DO MANDACARÚ. FIM DE LINHA PARA OS FICHAS-SUJAS.
27 de Sep / 2018 às 18h23
O Garotinho já foi, agora é a vez de um certo "Garotão" de Juazeiro.
27 de Sep / 2018 às 19h35
Tá chegando a hora "vaqueirim..." É melhor Jair se acostumando e procurando bons advogados! Digo isso para depois das eleições...