A partir de uma avaliação realizada em agosto de 2017 com divulgação do resultado através do Diário Oficial da União na portaria Nº2. 777 de 04 de setembro de 2018, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) avaliou 57 equipes de Saúde da Família, 44 equipes de Saúde Bucal e quatro equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Juazeiro.
Com um descritivo conjugado entre autoavaliação e uma avaliação externa, esta realizada por uma instituição de nível superior, apresentou os seguintes indicadores para as equipes de Juazeiro: classificados como ‘ótimo e muito bom’ 22 equipes, como ‘bom’ foram classificadas 18 e como ‘regular’ apenas oito equipes. Esta mesma avaliação foi realizada em 2015 e os dados apresentados no ano foram: como ‘ótimo e muito bom’ duas equipes, como ‘bom’ foram classificadas 25 equipes e como ‘regular’ 25 equipes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Juazeiro foi o segundo município da Bahia com melhor reconhecimento pelas boas avaliações através do Ministério da Saúde.
Para a Secretária Fabíola Ribeiro o reconhecimento da qualidade no atendimento realizado pelas equipes no município é gratificante e demonstra o compromisso da gestão na qualidade dos serviços prestados. “Esse é um reconhecimento do Ministério da Saúde que visa garantir um padrão de qualidade equivalente em âmbito nacional. Estamos felizes que nossas equipes tiveram um avanço na qualificação especialmente entre o ótimo e muito bom. Isso só demonstra o comprometimento da gestão e os incentivos nas qualificações profissionais e os trabalhos humanizados realizados por nossa equipe”, pontuou.
Débora Sousa/ SESAU
1 comentário
20 de Sep / 2018 às 13h55
Queria saber prá quem que eles perguntam prá chegarem a essa conclusão.Que mentira!A saúde de Juazeiro está cada dia pior.Nao consigo marcar nenhum exame laboratorial e nem especialista.Uns médicos tudo estressados,pois atendem em várias cidades e hospitais.Essa pesquisa com certeza não foi feita aqui não!Bando de mentirosos.