A equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS - CIDHA realizou, na última sexta-feira (14) uma ação voltada para orientar os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) sobre os cuidados para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de realizações de testes rápidos para diagnóstico das doenças. O objetivo da iniciativa é ampliar os cuidados com as pessoas que utilizam o serviço oferecido pela unidade.
A ação aconteceu das 08h às 11h e cerca de 50 usuários que são atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial receberam informações individualmente sobre hepatites além de orientações sobre as formas de prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis. Também foram realizados os testes rápidos para diagnosticar possíveis casos de IST’s.
O paciente Eneas Sampaio gostou das ações. “Pela primeira vez participei disso aqui no CAPS e gostei, pois falaram sobre as doenças e ainda fizeram exames na gente”, explicou. Outro paciente que também achou positivo as ações foi Francisco Álvaro. “Os exames são importantes para nós, às vezes não temos como ir até o posto de saúde e aqui no CAPS já durante o nosso atendimento é muito bom, gostei”, pontuou.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, Caroline Moreira Barbosa, ressalta que a ação contribui com a assistência prestada pelo CAPS visto que a demanda maior de pessoas atendidas pelo CAPS são de usuários de drogas e moradores de ruas que precisam de cuidados especiais.
“Nossa iniciativa para realização dos testes rápidos com os nossos usuários se deu devido por eles estarem mais vulneráveis ao risco e terem de certa forma resistência a procurar outras unidades de saúde e até mesmo buscar estes cuidados. Então, buscamos juntamente com eles realizar este auto cuidado, falando sobre todas as IST’s, e através dos testes” frisa Caroline Barbosa.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários