Aconteceu no último sábado (01) em Juazeiro, o segundo dia D de vacinação contra a poliomielite e sarampo. O município fechou os mapas nesta segunda-feira (03) e contabilizou aplicação de 14.146 doses de poliomielite fechando 95.94% e 14.012 doses aplicadas de sarampo totalizando 95.03%.
O público alvo eram crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A campanha nacional de vacinação teve início no dia 06 de agosto com objetivo imunizar as crianças na faixa etária descrita como maneira de proteção devido surto de sarampo que o país está vivendo no Amazonas e em Roraima.
As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estiveram abertas neste sábado das 08h às 12h e registraram grande movimentação. A UBS dos residenciais Juazeiro I, II e III teve movimentação contínua durante todo o dia. Para o pedreiro Franksmaicon da Silva o sábado é uma oportunidade única para quem trabalha durante toda a semana. “Durante a semana é muito corrido, nem eu e nem a mãe dele temos tempo. Quando soube que o posto estaria aberto para vacinar vim logo proteger meu filho”, explicou.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 95% do público alvo e, mesmo com toda a campanha realizada em caráter nacional, muitas crianças no País ficaram sem vacina. Em Juazeiro, a SESAU lembra que as vacinas ficam disponíveis nas UBS tanto da sede como interior, uma vez que as mesmas fazem parte do calendário vacinal da criança. Mãe da pequena Yasmin Santos de quatro anos, a vendedora Amanda Santos também foi até a UBS para vacinar a filha. “É a oportunidade que temos de não deixar de vacinar nossa filha. O horário durante a semana é bem complicado, pois não temos flexibilidade de horário e no sábado é mais viável. Não podemos deixar nossas crianças desprotegidas", frisou.
De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta atingir a meta é a garantia de proteção ao público infantil. “Foram 27 dias de trabalhos diários com engajamento da Vigilância em Saúde e de toda equipe de Saúde da Família, presentes todos os dias nas UBS. Foram dois dias D que movimentaram muito as unidades, mas infelizmente ainda existem pessoas que não sabem a importância da vacinação na vida da criança. Continuamos estimulando os pais e responsáveis a estarem atentos à caderneta de vacinação cuidando da saúde do filho através das imunizações necessárias”, pontuou.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários