Assim como no primeiro debate entre os candidatos à presidência da república, na Band, no início do mês, Jair Bolsonaro (PSL) voltou a ficar em situação complicada quando confrontado sobre a desigualdade de gênero no Brasil e suas abordagens ao tema.
Nesta terça-feira, o deputado federal foi questionado por Renata Vasconcellos, da Globo, e preferiu fazer perguntas aos apresentadores a responder objetivamente. O embate elevou o nome da jornalista ao segundo assunto mais comentado no Twitter - o primeiro era a presença do político na sabatina.
Renata Vasconcellos indagou Bolsonaro sobre a desigualdade de gênero na questão salarial, ressaltando que, segundo o IBGE, as mulheres ganham 25% menos que os homens e se o candidato faria algo para mudar esse cenário caso eleito.
Jair Bolsonaro evocou o discurso de que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina maior igualdade em cargos públicos e que não poderia fazer nada quanto à iniciativa privada.
Quando Renata voltou a questioná-lo sobre o que um presidente pode fazer quanto ao tema, Bolsonaro iniciou uma comparação quanto aos salários da apresentadora com William Bonner.
- A questão de salário, de competência, na CLT já se responde isso.
- Nós sabemos que, na prática, existe desigualdade salarial entre homens e mulheres. Eu gostaria de saber se o senhor, eleito, que políticas fazer para evitar essa desigualdade?
- Porque o Ministério Público não age no tocante a isso. Pode agir. Eu não tenho gerência sobre isso. Isso é CLT. É só denunciar ao Ministério do Trabalho.
- O senhor sabe que o Estado tem mecanismos para estimular a iniciativa privada para que não cometa esse tipo de desigualdade. O senhor, como presidente da república não fará nada para evitar as desigualdades?
- Faria. Mas o Ministério Público poderia ser acionado. Estou vendo aqui uma senhora e um senhor e existe uma diferença salarial aqui. Parece que é muito maior para ele do que para a senhora. São cargos semelhantes.
- Me desculpe, mas eu vou interromper vocês. Eu poderia até, como qualquer cidadã brasileira, fazer questionamentos sobre seus proventos, porque o senhor é um funcionário público, deputado há 27 anos, e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém. E eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor que o de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu. Mas agora eu vou devolver a palavra ao senhor.
A entrevista também rendeu contestações entre Jair Bolsonaro e William Bonner sobre a Globo apoiar o golpe militar de 1964. Ao ser questionado sobre não considerar a ditadura como um momento de restrição dos direitos, o candidato do PSL indagou os apresentadores do Jornal Nacional, sobre a postura do fundador das Organizações Globo, que em editorial chamou o episódio da história como “revolução” e indagou: “Roberto Marinho é um ditador ou um democrata?”. Na sequência foi interrompido e informado do fim do tempo para se pronunciar.
Em suas palavras finais, Bolsonaro recorreu ao revezamento “entre os dois partidos”, em referência a PT e PSDB e disse que está no momento de os eleitores recorrerem a uma nova alternativa. Ele ainda disse que representa parte do eleitorado formado por famílias e comentou sobre a necessidade de dar diretrizes ao que se aprende nas escolas.
Estado de Minas Foto Reprodução TV Globo
20 comentários
28 de Aug / 2018 às 22h48
bosolnaro bandeira jandir 2018prafrente Juazeiro Brasil.
29 de Aug / 2018 às 03h20
Os bilionários donos de TV querem tirar LULA 13 mas o povo quer ser feliz de novo e hoje temos os blog para nos comunicar. Viva os blog. Lula 13 disparado na frente nas pesquisas
29 de Aug / 2018 às 03h22
Os bilionários donos de TV querem tirar LULA 13 mas o povo quer ser feliz de novo e hoje temos os blog para nos comunicar. Viva os blog. Lula 13 disparado na frente nas pesquisas
29 de Aug / 2018 às 03h36
Nao gosto de Bostanaro. Bostanaro e Temir e Alquimi tudo igual. Gosto de HADDAD muito forte encarnou o LULA, muito carismático vai ganhar no primeiro turno
29 de Aug / 2018 às 03h40
Bolsolixo odeia nordeste. E o "MORO TUCANO, CAPACHO AMERICANO!". Ouvi dizer que os manifestantes baianos gritavam essa frase. Achei excelente! Vamos de Lula e Haddad que todas as pesquisas ja dar 42%
29 de Aug / 2018 às 05h34
Deus me livre de Satanás. Eu quero e LULA PT 13 ja provou que eh melhor para o povo trabalhadores
29 de Aug / 2018 às 05h36
Deus me livre de Satanás. Eu quero e LULA PT 13 ja provou que eh melhor para o povo trabalhadores. PS: Haddad e Lula sao bons porque são dos Trabalhadores. Blog eh bom porque eh do povo
29 de Aug / 2018 às 06h20
Geraldo, Bolsonaro é adepto do nazista. Odeia negros, minorias. Acorda povo.
29 de Aug / 2018 às 07h06
POIS É,HADDAD E SEU KIT GAY.CERTAMENTE ELE QUER,COM O APOIO DE LULA, QUE NOSSOS FILHOS CRESÇAM HOMOSSEXUAIS E A NOSSAS FILHAS CRESÇAM MOSTRANDO A BUNDA E DEFECANDO EM PUBLICO.CRIOU UM LIVRO QUE DEVE SER MOSTRADO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS NA ESCOLA,MAS,NÃO PODE MOSTRAR NA TV POR SER IMORAL.COM A HADDAS A NOSSA EDUCAÇÃO QUE JA ERA RUIM,FICOU PIOR.E ELE AINDA QUER SER PRESIDENTE ...KKKKKK. LULA É UMA FARSA,UM CANDIDATO FANTASMA,PIADA DE MAU GOSTO,PURA ESCULHAMBAÇÃO.
29 de Aug / 2018 às 07h58
Muitos parecem desconhecer que o pai da mentira é o Satanás! Só relembrando que quem se gaba de contar mentiras e enganar o povo é Lula ( o encarcerado ). Falar a verdade é uma virtude de poucos: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Lembrando também Haddad é o pai do "kit gay" !!!
29 de Aug / 2018 às 09h10
Voces do PT e PCDB gostam muita e de mamadeira. Bolsanaro vem ai no primeiro turno.
29 de Aug / 2018 às 09h15
O mais engraçado (se é que isso realmente é engraçado...) é que a GLOBO ao tentar fazer BOLSONARO cair numa "casca de banana" em forma de pergunta, conseguiram colocar no "tranding top do twitter" das atuações mais IMBECIS da colega jornalista ao tentar se justificar na pontuação do entrevistado, confiram lá! E posso afirmar sem medo que a diferença entre ela e o Bonner realmente existe! Acho que isso já vai ser assunto para uma próxima resenha, se é que vou me dar ao trabalho de escrever sobre um "treco" desses (risos)...
29 de Aug / 2018 às 09h18
e entrevista revelou o que ele é os eleitores cegos dele não querem ver; um despreparado, ignorante e sem equilibrio emocional. mas acertou uma dentro chamando o bonner na chincha pelo apoio do doutor roberto pra ditadura militar, foi o sujo falando do mais sujo
29 de Aug / 2018 às 09h18
e entrevista revelou o que ele é os eleitores cegos dele não querem ver; um despreparado, ignorante e sem equilibrio emocional. mas acertou uma dentro chamando o bonner na chincha pelo apoio do doutor roberto pra ditadura militar, foi o sujo falando do mais sujo
29 de Aug / 2018 às 10h22
esse maluco ficou vermelho igual a um tomate podre.carniças
29 de Aug / 2018 às 11h52
O povo brasileiro precisa ler mais a história do Brasil, na época da Ditadura ou apoiava os Militares ou levava Pau no lombo, O Dr. Roberto Marinho foi forçado pela "Covardia" à apoiar a ditadura, ou teria seu jornal destruído, entre a cruz e a espada preferiu a espada, mantendo seu patrimônio intacto. VIVA A DEMOCRACIA CIVIL, tirania nunca mais.
29 de Aug / 2018 às 12h17
aceito esse argumento "Sou contribuinte e pago o salário do servidor público" mas isso é colocado de uma forma que parece que nós servidores públicos somos isentos de impostos, é bom esclarecer que o nosso já vem descontado na fonte, e mais também posso afirmar que pagamos o salário de por exemplo da jornalista da Globo quando consumimos produtos do patrocinador do no caso o jornal Nacional e outros programas da Globo e outras emissoras, se os salários de todo trabalhador vem de arrecadações tributárias, é certo afirmar que todos contribuem no pagamento de todos os segmentos trabalhistas.
29 de Aug / 2018 às 13h38
Esses comentários à favor de Lula e contra Bolsonaro são da mesma pessoa, apenas mudou o nome para MADALENA, SUELY, AMÉLIA, ZÉ DO RÁDIO, kkk. Tenho uma coisa pra te dizer...Você que fez esses comentários contra Bolsonaro, tu não passa de um idiota, mude pelo menos a forma de escrever quando se passar por outra pessoa, kkk.
29 de Aug / 2018 às 14h38
Bolsonaro presidente e o resto é resto
29 de Aug / 2018 às 19h28
Esse povinho do armário, se não estão contente com o kit gay devolvam ou passe pra quem realmente necessita. Chega de frescura rs , rs , rs