O Sertão nordestino entrou em um clima diferente: a partir desta quarta-feira (29), Petrolina se torna a capital da literatura com a abertura da 1° edição do Festival de Literatura do Sertão, o FliSertão. O evento da prefeitura, que promove o incentivo à leitura, contará com lançamento e venda de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque, além de contação de histórias.
A professora Sônia Passos participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) desta terça-feira (28) e informou que o polo do Centro de Convenções, que está com sua estrutura em fase de finalização, estará aberto ao público com a feira de livros a partir das 9h. Lá será o espaço para que os professores da Rede municipal possam adquirir livros utilizando o bônus de R$ 300 dado pela prefeitura.
A solenidade oficial acontecerá às 18h com a entrega da medalha Antônio Padilha, o homenageado, aos vencedores do concurso cultural. Logo após, será a apresentado o show do poeta Jessier Quirino. E na quinta-feira (30), será inaugurado o polo do Parque Josepha Coelho com atividades voltadas para crianças.
Segundo Willany Reis, coordenadora do Festival, desde o lançamento do FliSertão no dia 14, Petrolina teve diversas ações que incentivavam a leitura. "Os petrolinenses já sentiam um ar diferente na cidade. A prefeitura vem com ações durante as últimas semanas que demonstram um pouco do que vai ter no festival. Foram promovidas ações culturais nas barquinhas, semáforo e escolas com distribuição de livros, poesias, peças teatrais, doces e momentos lúdicos", contou.
Todas as ações do festival são gratuitas e a expectativa de público é de 40 mil pessoas até o encerramento no dia 2 de setembro. A programação oficial pode ser conferida no site: www.petrolina.pe.gov.be/flisertao.
Ascom PMP
1 comentário
29 de Aug / 2018 às 13h54
Olá, Professora Sonia, é pessoa do bem, fui seu aluno e aprendi muito, não somente a língua pátria, mas aprendi como conviver com os demais, ética e civismo. Deixo o meu abraço!!