Para fortalecer a igualdade e inclusão social no município, a Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20), a Semana da Pessoa com Deficiência com uma programação variada e inclusiva que levará diversas atividades como palestras, oficinas e festival cultura, para toda a população de forma gratuita.
O evento de abertura reuniu cerca de 50 pessoas nas oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministradas pelas educadoras Marcia Helena e Carmela Brito, ambas deficientes auditivas. As convidadas ensinaram palavras, gestos, números, de uma forma bem dinâmica e estratégica para facilitar o entendimento dos participantes.
“Eu acho muito interessante a proposta dessa oficina pela troca que acontece com as pessoas que têm deficiência, as professoras mostraram para turma um novo modo de se comunicar e ser compreendido. Isso é muito importante, principalmente, para mim que trabalho diretamente com o público e preciso ter essa facilidade de interação e comunicação”, pontua o advogado Dialles Nogueira, que participou da oficina.
As atividades seguem até o dia 24 de agosto e são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), através da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD).
A secretária executiva da Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, destaca a importância da comunidade participar das atividades. “Propiciar espaços de inclusão é nosso dever, mas a responsabilidade de construir uma cidade, cada vez mais inclusiva, é dever de toda sociedade e nada melhor do que ter conhecimento e ouvir experiências sobre essa causa tão nobre", destaca.
Ascom
0 comentários