Os servidores do setor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participaram, nesta quarta-feira (15), de uma capacitação para atuação com os programas BPC na Escola e Passe Livre, políticas públicas ligadas a pessoas com deficiência.
O objetivo segundo os organizadores é dar suporte aos servidores que atuam com o público do Cadastro Único para programa sociais prioritariamente e para os servidores que ingressaram recentemente através de seleção. A formação já passou pelos 5 CRAS do município, CREAS, Casa do Bolsa Família, Centro POP e Casas de Acolhimento, levando informações sobre preenchimento de questionários de adesão e operacionalização dos programas BPC na Escola e Passe Livre. "O setor de Habitação lida com um público muitos grande dos residenciais do Minha Casa Minha Vida e a ideia dessa capacitação é treinar os técnicos para atenderem cada vez melhor os usuários desses empreendimentos e informar sobre esses benefícios a que têm direito e que muitas vezes não têm conhecimento", afirmou Sandra Timóteo, gerente de Gestão do SUAS e Educação Permanente.
O BPC na Escola tem a finalidade de acompanhar e monitorar o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do Prestação Continuada da Assistência Social, tendo como prioridade a faixa etária de 0 a 18 anos. Já o Passe Livre garante a pessoas com deficiência e comprovadamente carente, o acesso gratuito ao transporte coletivo. "Muitos ainda não sabem como funcionam esses programas e essa capacitação serve para que estes profissionais conheçam os fluxos, as informações e possam dar os encaminhamentos corretos para os usuários que os procurarem", afirmou Josewilson Souza, Coordenador do BPC na Escola.
Para a gerente de Habitação Paola Rodrigues, a capacitação foi mais uma oportunidade para adquirir conhecimento. "Achei muito boa a iniciativa e mais uma chance para aprimorarmos nossas habilidades e executarmos melhor nossas funções específicas no dia a dia de trabalho", pontuou.
Por Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários