O desabamento da ponte no Norte da Itália, ontem terça-feira (14), que resultou na morte de 39 pessoas, além de dezenas de feridos, reacende o debate sobre a manutenção correta desse tipo de estrutura viária.
Voce que trafega pela Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco já imaginou em que data foi realizado uma manuntenção? O engenheiro Tibério Andrade, professor do departamento de engenharia civil da UFPE e especialista em concreto, explica que, no Brasil, ainda não existe a cultura de se pensar previamente na manutenção de pontes, o que evitaria custos mais altos voltados para obras emergenciais.
Leitores questionam as autoridades sobre a ponte Presidente Dutra. Passa por manutenções? O correto seria passar por avaliações periodicamente, já que transita um grande número de carros todos os dias?” De acordo dados (enciclopedia livre) o tráfego diário corresponde a mais de 30 mil veículos na extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco.
A redação deste Blog leu o trabalho do professor do colegiado Engenharia Civil, Anderson Henrique e David Alan, onde no ano passado, durante um evento no Recife, Conferência Nacional foi tratado uma DESCRIÇÃO QUALITATIVA DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DA PONTE PRESIDENTE DUTRA.
O trabalho mostra que "Todas as estruturas estão sujeitas a diversos níveis de degradação, e necessitam de manutenção e reparos ao longo de sua vida útil. A ponte presidente Dutra, cuja inauguração data de 1951, une os municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, apresenta alguns sinais de que necessita passar por uma avaliação de sua estrutura, de forma a serem corrigidas algumas manifestações patológicas desenvolvidas ao longo dos 67 anos de sua construção".
Na conferência também foi citado que "Recentemente, a Ponte passou por uma expansão, com acréscimo de duas faixas de rodagem. Função de sua idade, a ponte apresenta diversas manifestações patológicas em toda a sua extensão e vão desde a fundação ao tabuleiro (laje).
O objetivo do trabalho consistiu "na apresentação das manifestações patológicas observadas no trecho do rio São Francisco que apresenta a ponte como elemento de transição. Patologias como corrosão e armaduras expostas nas lajes do tabuleiro, ausência de tratamento de juntas nas partes antiga e nova da ponte, carbonatação e degradação no concreto dos elementos de fundação, mostrando a necessidade de manutenção corretiva na estrutura, que apesar de não se encontrar em atmosfera com maior agressividade, se encontra num estado de degradação que reduz sua vida útil".
A redação deste Blog enviou solicitação ao Dnit para saber se existe alguma previsão para uma vistoria ou manutenção da Ponte Presidente Dutra nos próximos meses e qual a data e ano da última vistoria. Também via email fizemos contatos com o autor do trabalho para esclarecer outros detalhes sobre o assunto.
Redação Blog Foto Ney Vital
12 comentários
15 de Aug / 2018 às 19h11
Geraldo, sensacional este tema da reportagem. Ninguem nunca viu falar de uma manutenção nesta ponte quase centenária.
15 de Aug / 2018 às 20h01
a manutenção da ponte é prioridade. sempre que precisar. só depende, dos responsáveis, governos! Federal,municipal, e estadual! querer a sua cidade com segurança! quem não quer? acho que todos nós queremos.
15 de Aug / 2018 às 20h32
BOTA NECESSÁRIO NISSO! ALTAMENTE IMPORTANTE ESSE QUESTIONAMENTO.
15 de Aug / 2018 às 21h05
a manutenção da ponte é prioridade. sempre que precisar. só depende, dos responsáveis, governos! Federal,municipal, e estadual! querer a sua cidade com segurança! quem não quer? acho que todos nós queremos.
16 de Aug / 2018 às 00h20
Pluralidade. direita brasileira perde a batalha por corações e mentes do povão porque não é capaz de apontar aquilo que é decisivo também na comunicação: o benefício. Ela trabalha, desde décadas, com valores imateriais: honestidade, mérito, leis… Mas é incapaz, porque não tem nada a oferecer nisso, de representar emprego, salário, escola, habitação, assistência a idosos. Tudo, enfim, a que diz respeito à vida real. No fundo, existe uma percepção inexpressa, quase sempre: a de que o que fazem a Lula deve-se àquilo que Lula fez por eles. Sabem que é por isso que Lula está preso e maldito.
16 de Aug / 2018 às 00h41
Amigos a ponte foi praticamente refeita em 2007, muito pouco tempo.
16 de Aug / 2018 às 10h08
Vão esperar uma desgraça acontecer como ocorreu na Itália, antes de fazer algo, uma nova ponte para transferir o transito pesado de caminhões tem quer ser construída já, pois tem vários projetos e até hoje nada. Essas duas cidades (Juazeiro e Petrolina) são como Sodoma e Gomorra.
16 de Aug / 2018 às 10h42
A ponte não foi refeita. Houve o serviço de ampliação, mas de manutenção, nunca!
16 de Aug / 2018 às 10h47
Pertinente o tema e deveria seguir para discussão nas Camaras de vereadores de Juazeiro e Petrolina. O blog nos representa.
16 de Aug / 2018 às 12h13
Uma ponte com uma beleza dessa deferia ser um ponto turistico. Mas os administradores se fazem de cegos
26 de May / 2020 às 12h17
Boa tarde. Fui navegante do São Francisco entre Juàzeiro e Sento- Sé, durante anos, no passado. Rio grande veloz, barrento e extremamente bonito. Muitas saudasdes dos vapores, Barão, São Francisco, Benjamim Guimarães e outros. Tenho todas as lembranças comigo. Da feira de Cidade Nova. Da chegada em Juàzeiro, da passagem pelas pedras de Sobradinho, das coroas, terras em que o vapor encalhava no meio do rio. Tudo enfim Fátima Tupiná.
09 de Mar / 2022 às 08h38
que a manutenção se faz necessária, é fato, mas o que me intriga há mto tempo é a Ilha do Fogo. Está abandonada e sem nenhum projeto, pois, acredito, ali seria o maior ponto turístico dos dois municípios.