Roberto Malvezzi (Gogó)
Quando fazia Teologia Moral, o Padre Márcio Fábrio dos Anjos, ainda na década de 1970, lançou um livro afirmando que no Brasil daquela época se calculava em mais de 1 milhão de abortos ao ano, espontâneos ou induzidos. Até hoje ele é um expert no assunto. Foi minha primeira perplexidade diante do tema.
Quando minha esposa trabalha na Pastoral da Mulher Marginalizada aqui na diocese de Juazeiro da Bahia, alfabetizando crianças filhas de prostitutas, ela me contava as peripécias das prostitutas que faziam aborto por conta própria: tomavam Cytotec, chás caseiros como cabacinhas, quando não introduziam ferros e outros objetos na vagina para extrair restos de fetos, etc. O resultado eram mulheres com infecções, sendo internadas às pressas para fazer a curetagem, quando não acontecia a morte.
Há alguns anos, quando eu estava na equipe da Campanha da Fraternidade Ecumênica sobre saneamento, nos corredores rolava a conversa sobre a qualidade da tubulação nas obras de saneamento. Então, um dos colegas, uma pessoa séria e especialista no assunto me perguntou:
- Você conhece tal e tal cidades?
Eu respondi que sim.
Então, ele disse:
- O maior problema no saneamento dessas cidades é a quantidade de fetos abortados entupindo os esgotos.
Eu devia estar com a cara mais perplexa do mundo quando o terceiro colega que participava da conversa afirmou:
- Isso acontece porque o aborto não é legalizado. Se fosse, as mulheres não teriam que jogar os fetos no ralo dos esgotos".
Eu devia estar ainda mais perplexo.
Perplexos ou não, o fato é que a discussão sobre a legalidade ou não do aborto não vai afetar a quantidade que é realizado. De qualquer forma, além de um caso moral, por envolver a vida humana, sempre será um caso de saúde pública, nem que seja para fazer a curetagem posterior.
Assim como o sexo, é na intimidade da consciência que as pessoas tomam essa decisão. Além de formar e informar, não há como controlar, o que torna o desafio pastoral para a Igreja muito mais vasto e profundo. Seja legal ou clandestino, o aborto acontece aos milhões, ao ponto de entupir esgotos.
14 comentários
06 de Aug / 2018 às 16h40
Mais uma viúva do pt
06 de Aug / 2018 às 17h06
O Blog nos delicia com esses tremendos escritores. Gogó, Agenor, Erry, Acordadinho, Otoniel Gondim e mais. Adooooroooo esse Blog!
06 de Aug / 2018 às 18h01
Roubar é crime, mas acontece,vamos legalizar. Esse é o raciocínio de quem defende o aborto. Legalizar o aborto por que ele já acontece. Isso é um homicídio contra um ser indefeso. Já que vcs mulheres/feministas que usam o termo "meu corpo minha regras" corte um membro que é parte de seu corpo, mas abortar uma criança é inconcebível. Vcs eleitores, levem essas pautas em consideração na hora do voto. Os partidos de esquerda defende essas aberrações.
06 de Aug / 2018 às 19h43
Somente anticristãos são a favor do assassínio aborto. Aproveito e gostaria de saber se teremos texto do professor Otoniel Gondim hoje no Blog. Há tempos peço algo dele. Gogó...cadê os seus assuntos políticos, amigo? Abraço a todos.
06 de Aug / 2018 às 20h19
Com Lula tudo e todos tavam melhor que hoje TemerosoBastanaro Larapio Cão
07 de Aug / 2018 às 06h12
Seu DEDÉ está certíssimo. Esse povo comunista que age nas pastorais fomentando o CAOS social para dominar os ignorantes, no fundo busca a implantação da ditadura comunista, acabando com a família, base da sociedade. Mas as coisas vão mudar: É bom JAIR se acostumando.
07 de Aug / 2018 às 06h15
Esse Otoniel Gondim não é aquele acusado de estelionato? Aquele que faz campanha para um parente sanfoneiro para ver se arruma uma boquinha? Tô errado?
07 de Aug / 2018 às 06h18
Seu Feliciano Fakeniano, tire dessa sua relação um defensor do aborto, um jornalista empírico, e um processado da justiça. O resto deixe.
07 de Aug / 2018 às 07h12
Impressionante como, na certa adotados pela direita discriminatória, pessoas difamatórias gratuitas atacam gente que apenas quando escrevem ao Blog procuram passar aos leitores os seus pontos de vista. Quanto preconceito ! Sou fã e muito, fui seu aluno, do professor Otoniel Gondim. Se incomoda tanta gente mesquinha humanamente, deve ser por ter uma mentalidade numa órbita diferenciada anos-luz dos mesmos no que tange a conhecimento , genialidade e talento. Espero que texto de Otoniel Gondim apareça , hoje, no grande Blog Geraldo José. Chega de hipocrisia de uma minoria cética!
07 de Aug / 2018 às 08h45
Mesquinho é quem passou calote em João Pessoa, na Paraíba. Não considero isso conhecimento, genealidade e nem talento.
07 de Aug / 2018 às 09h35
Sr.. EDVAN MEDEIROS LEITE, ASSINO EM BAICO E CONCORDO EM TUDO COM O SEU COMENTÁRIO. FOFOQUEIROS ALIENADOS APENAS USAM O DEMOCRÁTICO ESPAÇO DO BLOG GERALDO JOSÉ PARA COMETER CALÚNIAS E ATACAR DE FORMA HOSTIL A VIDA PESSOAL DE QUEM, TÃO SOMENTE, PROCURA ESCREVER HUMILDEMENTE . DEUS É MAIS! ESPERO, TAMBÉM, TEXTOS DO MESTRE PROFESSOR OTONIEL GONDIM.
07 de Aug / 2018 às 10h42
Esse Carlão é um imbecil.
11 de Aug / 2018 às 09h43
A esquerda criminosa, que defende o aborto: Vocês deveriam estarem todos abortados. ..Assim , o Brasil estaria livre de ... Esquerdistas? Se mandem , caiam fora!!! voltem para seus infernos vermelhos, coloridos com sangue de pequenos fetos , embriões , indefesos.
11 de Aug / 2018 às 09h44
A esquerda criminosa, que defende o aborto: Vocês deveriam estarem todos abortados. ..Assim , o Brasil estaria livre de... Esquerdistas? Se mandem , caiam fora!!! voltem para seus infernos vermelhos, coloridos com sangue de pequenos fetos , embriões , indefesos.