A obra do Parque Fluvial, uma das principais em andamento atualmente em Juazeiro, está executando as rampas de acessibilidade. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.
A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o engenheiro da SEDUR Lucas Souza, todas as estruturas de escadas e rampas existentes serão mantidas, passando por reforma, e algumas adequações serão feitas para promover acessibilidade em todo o equipamento. “A rampa de acesso ao terminal hidroviário, trecho que estamos trabalhando agora, vai receber um estrutura metálica, piso táctil, com o objetivo de diminuir o declive e assim permitir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao terminal e ao Parque”, explica Lucas Souza, acrescentando que as medidas tomadas atendem a NBR 9050 “que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade”, acrescenta o engenheiro.
Ainda de acordo com Lucas Souza a outra modificação a ser feita em relação aos acessos para o Parque Fluvial será a implantação de duas escadas metálicas. “Uma será no trecho do Parque que está localizado na Av. Adolfo Viana e a outra juntamente com a rampa metálica que está em construção vai compor o acesso do terminal hidroviário”, destaca Souza.
“A obra do Parque Fluvial de Juazeiro vai muito além da revitalização da margem do Rio São Francisco, de promover um equipamento de lazer e de práticas esportivas ou até mesmo de mudar a cara de um dos principais cartões postais da nossa cidade, ela também tem como objetivo promover a acessibilidade para os portadores de deficiência. E esse é o foco da fase da obra em andamento”, observa o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães.
Parque Fluvial – A intervenção conta com uma força tarefa que envolve várias secretarias municipais: SEDUC, SAAE, SESP, SEDIS e SECULTE. A intervenção iniciada em novembro de 2017 até o momento já executou a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, e ainda vai executar estruturação e ordenamento do mirante.
Além disso, será criado um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que ficavam próximas a Marinha já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.
Gardennia Garibalde/SEDUR
9 comentários
28 de Jul / 2018 às 18h27
Quando fazem alguma coisinha acham q o povo deve favor pra esse governo, mas nao é favor e sim obrigação! ! E outra a pessoas com deficiência precisam acordar! O pessoal mesmo reivindicar seus direitos e nao esperar de ninguém q só visam outros assuntos para si próprio e esquecer a cidade. Governo que visa seus pessoal ñ dá certo
28 de Jul / 2018 às 20h30
E é mesmo? Acessibilidade é algo raro nessas bandas! Nunca vi um cidade tão caótica cujo uma prefeitura e a população nao cuidam dos espaços, via calçadas respeitam o espaço do idoso do pcd quem dirá essa matéria de caráter querer mídia. A nao vamos esquecer de tantos carros com as cores vermelho e amarelo estacionando nas rampas, espaços reservados e ninguém nessa cidade fazer jus. Povo calado, os órgãos competentes servindo de bajulação e eleitoreiro e o governo zero.
29 de Jul / 2018 às 13h05
Eles esqueceram de iluminar a área do parque infantil . As famílias que levam suas crianças para brincar a noite tem que usar a lanterna de celular para diminuir a escuridão.
29 de Jul / 2018 às 14h01
Bom dia Geraldo José e leitores desse renomado blog! Não entendo esse governo, fala o tempo todo de inclusão e acacessibilidade, mas não libera a taxa da zona azul para os deficientes físicos, então o que o povo de Juazeiro ver é muita propaganda enganosa.
29 de Jul / 2018 às 14h46
Os urubus ligados a mizinha e joseph nao veem nsda. Nsda presta. Nem vcs prestam pateta. Dizer que esta do mesmo jeito do tempo de vcs. Aceita que doi menos. Diretistas contra o povo.
29 de Jul / 2018 às 19h09
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu ñ sou ligado a partido, político nenhum! O povo é mesmo URUBU pq ficam sobrevoando ao seu alimento. E o alimento é a cidade! E amo urubu ,ave criada por Deus como qualquer outro ser vivo. E Nada presta mesmo! A cidade hj tá essa derrota desde os tempos dos antecessores ñ comunistas. Ñ puxo saco de seu ninguem a ou b. Hj vcs esquerdopatas, já tem um antecessor e ñ fez nada de bom só deixou um rombo e se enriqueceu nas suas custas! P A T E T A O
29 de Jul / 2018 às 19h22
PATETA RESPONDE: "FALO POR MINHA CIDADE PQ SEI RACIOCINAR, NÃO SOU MANIPULADO E TENHO BOCA! ACEITA QUE DÓI MENOS TBM! SE TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DE PCDOB ENGULA TBM! DEMOCRACIA COMO VCS DEFENDEM OS CONTRÁRIOS TEM BOCA E VOZ DE FALAR O Q QUISEREM COMO VCS TÊM! EU NÃO TENHO POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO, NÃO TENHO PROCURAÇÃO PARA DEFENDER NINGUÉM E QUALQUER CIDADÃO OU OUTRA PESSOA, ATÉ MESMO DO PCDOB, PODE DISCORDAR DO GOVERNO SEU. ISSO SE TIVER AMOR PRÓPRIO! GOVERNO ATUAL NÃO PRESTA, SÓ FAZ POR MÍDIA E TEM COISA ERRADA COMO OUTROS POR AÍ E PONTO FINAL. PESSOA COM DEFICIÊNCIA SOFRE NESSA CIDADE."
29 de Jul / 2018 às 19h36
Essa cidade tem gente (maioria dos votos da oposição/2016, q nao aguentam mais essa dinastia comunista) que possui mentalidade e sabe falar e nao esperar e tem rabo preso de políticos opositores e dizer o q acham dos problemas da cidade.
29 de Jul / 2018 às 20h31
engraçado é que o governo que manda e desmanda emprega muitos dos que foram "urubus" de misinha e joseph né? ou não é? será que por isso essa cidade não vai pra frente, porque só troca de técnico mas "o time" continua o mesmo?!?!? e o comentárista xinga mas não responde a falta de uti neonatal, falta de remedios e materiais nos postos, taxas e impostos, zona azul na cidade toda, anel viário que nunca saiu, etc etc