Uma noite de homenagens marcou mais uma edição do Cine Diversidade realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) nesta quarta-feira (25). A praça principal da Avenida Flaviano Guimarães ficou lotada por amigos e fãs de Nega Tonha para a exibição do documentário ‘Meu Nome é Nega Tonha’, produzido por alunos do curso de Comunicação em Multimeios da Uneb.
Para André Calixto um dos produtores do filme foi gratificante ver o documentário sendo exibido para tantas pessoas. ‘Para nós que produzimos o filme, inicialmente era apenas mais um trabalho da faculdade, mas que felizmente ganhou essa dimensão. Tivemos com Nega Tonha uma convivência de mais de 30 dias nessa produção e isso nos cativou ainda mais. É realmente recompensador ver tanta gente reunida para ver o filme’, afirmou.
Os amigos de Nega Tonha fizeram questão de prestigiar a exibição do documentário. “É muito bom ver e saber que estes estudantes tiveram a preocupação em homenagear um personagem tão importante de nossa história recente. Nega Tonha é importante não só para nós que convivemos com ela, mas para toda comunidade, e é merecedora de tudo que está vivendo”, afirmou Flavio Baião cantor e morador da Flaviano Guimarães.
Para o amigo e maquiador Lilica, é emocionante ver o carinho que a população tem por Nega Tonha. “Moro em Petrolina e fiz questão de vir prestigiar. Nunca vi tanto carinho na minha vida! É maravilhoso ver como Nega Tonha é querida e meu desejo é que ela seja sempre muito feliz”, disse.
O Cine Diversidade acontece frequentemente em diversos espaços no município com o objetivo de utilizar a linguagem de cinema para difundir as principais ideias relacionadas a gênero, raça, identidade de gênero e sexualidade. A representante da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), Uiara Lopes, se surpreendeu com a participação poupar.
“Estou feliz por encontrar muitas expressões de desenvolvimento e de emancipação em Juazeiro, coisas que em várias cidades do interior ainda se percebe uma maior dificuldade. A exibição deste documentário é algo que precisamos organizar e levar para outros municípios, outros espaços, para que todos possam compreender que a lógica das relações precisa ser renovada no sentido de avançar cada dia mais”, ressaltou.
Nega Tonha falou emocionada sobre a homenagem recebida. “Agradeço a todos que se envolveram na realização deste momento. Juazeiro sempre me acolhe de braços abertos, com respeito e carinho, e isso não tem dinheiro que pague”, falou.
Para a secretária Cida Gama, o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao respeito às diferenças e individualidades do ser humano foi mais uma vez alcançado através do Cine Diversidade. Para ela é importante momentos como este que promovem a igualdade. “Conheci Nega Tonha na minha infância e tenho carinho muito grande por ela como toda a população de nossa cidade. Ela que quebrou paradigmas desde muito cedo, enfrentando o preconceito e recebe hoje uma homenagem mais que merecida”, completou a secretária.
Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários