A "placa da discórdia" que faz a demarcação da área territorial entre os estados da Bahia e Pernambuco, conseqüentemente, entre Juazeiro e Petrolina, não está mais no local onde foi afixada há alguns dias na orla da cidade baiana.
O fato repercutiu na imprensa regional e imediatamente mobilizou lideranças de várias vertentes políticas, entre elas o Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM), o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB), além da indignação de vários juazeirenses que expressaram nas redes sociais as suas insatisfações.
Superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia Amauri Souza Lima foi bombardeado com a pressão política e popular fato que o levou a manter contato com a Superintendência do órgão em Pernambuco que “admitiu o equívoco”.
Na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra amanheceu sem a placa e conseqüentemente o marco regulatório territorial entre os dois estados nordestinos. Menos mal.
Agora ficou só o pórtico indicando a extensão do Rio São Francisco, os destinos Petrolina, Recife e Fortaleza, bem como de Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro.
Da redação Fotos Geraldo José
10 comentários
20 de Jul / 2018 às 09h33
Muito tarde! O DNIT ofereceu ao povo baiano a oportunidade de discutir e rever a intromissão de forças pernambucanas aqui na Bahia. Até onde saibamos a Bahia não se intromete com os interesses pernambucanos.
20 de Jul / 2018 às 09h54
Se colocarem as placas indicando o inicio do estado, onde colocaram aqui em Juazeiro e também. (prestem atenção E TAMBÉM, "e também"), no mesmo local em Petrolina, poderia ser até correto. Mas o DNIT colocou apenas na Bahia. Por quê isso? Deve responder o DNIT, por que não colocou as placas nas duas margens, indicando as posições geográficas?
20 de Jul / 2018 às 10h39
Na minha opinião, foi um atrito desnecessário. Como petrolinence, nao me sentiria ofendido se essas placas fossem do outro lado da Ponte. Não li nada de mais nelas. Simples placas de orientação. Tanto "mimimi" por nada. Vejo isso como falta do que publicar e como consequência muitos blogueiros caíram em cima da história pondo lenha na fogueira e fazendo assim investimentos do município serem desperdiçados.
20 de Jul / 2018 às 10h41
O correto é que essa placa esteja após a Ilha do Fogo, pois esta é propriedade JUAZEIRENSE, lembrando que a PREFEITURA DE JUAZEIRO tem que PEGAR DE VOLTA A ADMINISTRAÇÃO DA ILHA URGENTEMENTE. "CABOU-SE", sem mais delongas. O que é nosso é nosso, eles que fiquem com as baronesas deles.
20 de Jul / 2018 às 11h11
bom dia ! Geraldo da uma olhada no mapa do IBGE , e vai ver que a divisa está realmente onde o DENIT colocou a placa , são coordenadas geograficas e os tecnicos só estão colocando- as no local certo. Errado é colocar uma divisa na ilha do fogo sendo errado. tem que ser feito o certo e pronto. por isso o pais é o que é .
20 de Jul / 2018 às 12h04
Segundo a Constituição Federal o rio é Território da União, portanto, a Bahia começa onde está a placa e Pernambuco do outro lado. O problema é fazer com que Pernambuco supere este trauma de ter perdido lá atrás, um pedaço de seu território e agora se puderem farão até uma guerra para recuperar.
20 de Jul / 2018 às 12h28
Não sei quais critérios para a demarcação do território pernambucano, mas se a gente olhar em mapas, tipo Google Earth, veremos que na linha que demarca o limite Bahia-Pernambuco o Rio São Francisco fica quase todo em território pernambucano, infelizmente. Hora dos governos resolverem.
20 de Jul / 2018 às 15h29
Para acabar com esses desrespeito com os baianos, solicito ao deputado federal José Carlos Aleluia, um requerimento ao DNIT que, diante do ato desrespeitoso ocorrido, coloque uma única placa no meio da ponte Presidente Dutra, precisamente no meio do portão de acesso a ilha do fogo, com os dizeres "DIVISA DOS ESTADOS DE BAHIA E PERNAMBUCO", e acabou-se a história. Se os petrolinenses se pronunciarem e não aceitarem, que não se coloque mais nunca placa nenhuma. Se o deputado conseguir, tem o meu voto e meu apoio.
20 de Jul / 2018 às 19h46
Tanto mimimi por causa de uma instalação de uma placa.Ninguém se manifesta pela duplicação até a divisa em Pernambuco pista dupla lado da bahia por muito brigar o tal do denit construiu tridente. Coisa do satanás.
20 de Jul / 2018 às 19h47
Tanto mimimi por causa de uma instalação de uma placa.Ninguém se manifesta pela duplicação até a divisa em Pernambuco pista dupla lado da bahia por muito brigar o tal do denit construiu tridente. Coisa do satanás.