O Mercado do Produtor de Juazeiro - BA foi um dos temas dominantes no terceiro dia da 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que vem movimentando o município desde a última quarta-feira (11). A modernização e ampliação deste que é considerado o quinto maior entreposto comercial do Norte/Nordeste, marcou a programação do seminário 'Projetos de Infraestrutura – Entrepostos de Abastecimento', realizado nas dependências do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar.
De acordo com Voldi Silva Alves, assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas do município e um dos coordenadores da feira, uma das propostas do seminário foi discutir um novo modelo para o entreposto de Juazeiro. "Até o final do ano, esperamos concluir a etapa de estudos para apresentarmos proposta de Projeto que será submetida e discutida em audiência pública e posterior Licitação. A construção do novo entreposto, Centro Agroalimentar e Logístico, devera iniciar ainda no 1° Semestre de 2019", garantiu.
Durante toda a tarde, cinco palestrantes convidados apresentaram ainda temas como o panorama dos entrepostos comerciais no Brasil, estudos de qualidade por região e potenciais de mercado. A mestre em Direito Público e professora da Escuela de Organizacion Industrial (EOI) de Madri, Flávia Accioly iniciou o ciclo de palestras falando sobre as PPPs e Concessões com propostas para ampliar a aplicação aos estados e municípios.
Depois foi a vez de Altivo Roberto Cunha, engenheiro agrônomo e doutor em Economia, que trouxe o tema 'Mercados de 4ª Geração'. O diretor presidente do Grupo JAP e da Brazilfruit, James Andrade, mostrou a experiência de gestão privada vivenciada em Teresina com a nova Ceasa da capital do Piauí. E na sequência, o presidente da Brastece, Waldir Lemos, encerrou o seminário falando sobre o futuro das Ceasas no Brasil.
Sábado (14)
Apresentando uma grade técnico científica e com exposição de produtos e tecnologias, a Fenagri 2018 continua neste sábado (14). A partir das 8h, no Juá Garden Shopping, será ministrado o minicurso 'Manejo de captação de águas de chuva' e no período da tarde, a palestra 'Terra e Territorialidade'. Durante o dia e a noite, expositores do Vale do São Francisco e do país apresentam o que tem de novidade no segmento agrícola.
A Grade
Considerada a maior feira do setor na América Latina, a Fenagri acontece no Juá Garden, no Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR e na UNEB. Fóruns, minicursos, seminários, palestras, visitas técnicas, feiras de negócios e da agricultura familiar fazem parte da programação. Segundo a prefeitura até a noite deste sábado 40 mil pessoas devem passar pelo evento, que este ano estima superar o movimento de R$ 5 milhões em negócios alcançados na edição anterior.
CLAS Comunicação & Marketing
7 comentários
14 de Jul / 2018 às 14h39
NÃO SE ILUDAM, ISSO É SÓ ENGODO. EM juazeiro ISSO NUNCA VAI SE TRANSFORMAR EM REALIDADE
14 de Jul / 2018 às 21h45
A gestão atual não tem o menor interesse em executar a modernização do atual mercado do produtor. Prova disso é o tamanho da intervenção do prédio da nova loja de adubo que não basta ir de uma rua a outra, vai até o limite da calçada na nova intervenção (como foi aprovado daquele jeito pela SEMAURB ninguém sabe)...
14 de Jul / 2018 às 21h46
E se por ventura a proposta não passar de engodo, e o atual CEASA ganhar outra função que ao longo dos anos adense ainda mais aquela área, a prefeitura precisará atentar para outros problemas. Tais como o trânsito da Av. João Durval Carneiro (BR do Alto do Cruzeiro) que hoje, me arrisco dizer, já é a via de trânsito mais perigosa da cidade!!!
14 de Jul / 2018 às 22h25
NUMA SALA COM DUAS DEZENAS DE PESSOAS NÃO SE DISCUTE O FUTURO DO MERCADO DO PRODUTOR, ESSA FOTO É UMA PROVA CONCRETA. QUEM É VOLDI SE NÃO INSTRUMENTO DOS INTERESSES DA VAQUEIRAMA? PODEM SONHAR MAS SAIBAM QUE NO MOMENTO CERTO IREMOS ACIONAR OS ORGANISMOS COMPETENTES PARA COIBIR QUE A NOSSA CIDADE SEJA ...MAIS UMA VEZ.
14 de Jul / 2018 às 22h34
Esse cara ponga e ponga, advogado s conhecimento da causa , ex vereador que senão ficaria desempregado, igual ao irmão que o alocatal na pres. Do PT local. Foi expurgado da casa da Cultura . Nunca soube o que é agricultura. Cabide de emprego. Economistas nunca colocaram a mão na terra. Não conhecem a realidade do campo. Dicotomia total.
14 de Jul / 2018 às 22h35
Esse cara ponga e ponga, advogado sem conhecimento da causa , ex vereador que senão ficaria desempregado, igual ao irmão que o alocaram na pres. Do PT local. Foi expurgado da casa da Cultura . Nunca soube o que é agricultura. Cabide de emprego. Economistas nunca colocaram a mão na terra. Não conhecem a realidade do campo. Dicotomia total.
15 de Jul / 2018 às 00h23
Um mercado que só sabe abarrotar a produção. Tudo sai barato pro agricultor que enrica os tais permissionários. E falam em volume de negócios. Um rio abundante com projetos irrigados e particulares que produz água e frutose via horticultura. Lei da oferta e procura,kkkk. Organização de produtores kkkk, acessos a outros mercados kkkk, central de adubos e Juagro kkkk, postos de gasolina kkk, programa mensageiro rural kkk, agr. Familiares versus centros de excelência kkk, ceape Petrolina kkk, logística versus arrecadação kk, mercado do produtor o cartão postal de juazeiro maquiado pelo juagarde