A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) – empresa do Grupo Neoenergia – e a Caixa Econômica Federal (CEF) formalizaram, na noite desta sexta-feira, 13, a renovação do convênio que permite às casas lotéricas arrecadar as faturas de energia elétrica já a partir deste sábado, 14.
Desde 1º de junho, as lotéricas deixaram de receber pagamentos das faturas da concessionária de energia em toda a Bahia, devido ao fim do contrato com a Caixa, que administra o serviço.Por meio de nota, a Coelba disse que o acordo firmado assegura “ganhos para a CEF e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento para os clientes”.
Ainda conforme o comunicado, as empresas entendem que “a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade dos serviços essenciais prestados” e lamentam “os transtornos causados”.
Além do retorno das lotéricas, é possível pagar a conta em 3.668 pontos físicos em todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos, além do pagamento em correspondentes bancários, como farmácias, mercadinhos e papelarias, além de bancos postais. Há, ainda, a opção para pagamento online, por meio do site, aplicativo ou débito automático.
A Coelba chegou a anunciar que suspenderia os cortes de energia até a próxima terça-feira. A medida estava em acordo com recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e será destinada a clientes que estão com as faturas atrasadas em decorrência do descredenciamento das lotéricas.
A diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) chegou a notificar a concessionária para apresentação de esclarecimentos sobre o fim do convênio com a Caixa. De acordo com informações da Coelba, as tentativas de negociação com o banco começaram em novembro de 2017, mas as partes não chegaram a acordo quanto ao reajuste proposto pela CEF, de 50,5% no valor da tarifa por fatura.
Por meio de nota, a Caixa informou que as lotéricas recebem pagamentos de contas de água, gás e telefone, de boletos da Caixa de até R$ 2 mil (dinheiro ou cheque, se o convênio permitir) e boletos de outros bancos até R$ 700 em dinheiro.
Também recebem faturas de cartão de crédito da Caixa, prestação da habitação, INSS, FGTS (com código de barras) e contribuição sindical em dinheiro.
Do outro lado da ponte o pagamento de contas de energia da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) tammb´´em voltará a ser aceito em casas lotéricas do Estado a partir deste sábado (14). Por meio de nota, a Celpe informou que foi renovado convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), e as faturas poderão ser arrecadadas nas lotéricas.
O pagamento de contas de energia em lotéricas foi suspenso no dia 1º de maio deste ano. Desde então, os clientes precisavam cadastrar o débito na conta ou procurar caixas eletrônicos, correspondentes bancários e pontos de arrecadação da Celpe.
Ascom
1 comentário
14 de Jul / 2018 às 03h25
Coelba ta bem!!Existe uma unanimidade no #Brasil, ninguém até hoje viu uma única prova contra Lula. Diferente das gravações contra Aécio, Temer, as malas de Geddel, e os áudios de Jucá e Sérgio Machado ou mesmo as assinaturas com conta na Suiça de Eduardo Cunha. Contra Lula apenas convicções de um juiz que desfila ao lado de políticos do PSDB em eventos de gala no exterior. Querido blog Geraldo + política. Agradeço