Três programas da TV Escola estão entre os finalistas de uma das mais reconhecidas premiações da categoria na América Latina, o Prêmio TAL (Televisión América Latina). São mais de 150 produções de TVs públicas e culturais de 22 países concorrendo ao prêmio pela relevância de seus conteúdos sociais e educativos.
O docudrama 1817, a Revolução Esquecida, de Tizuka Yamazaki, produzido pela TV Escola em homenagem aos 200 anos da Revolução Pernambucana, é um dos finalistas em duas categorias: Ficção e Melhor Produção Educativa. O filme, uma das mais importantes produções da emissora, conta a história do movimento separatista sob um prisma feminino. Maria Teodora da Costa, vivido por Klara Castanho, é a protagonista, e companheira do líder revolucionário Domingos José Martins, interpretado pelo ator Bruno Ferrari. O documentário mescla ficção e entrevistas e foi filmado em locações originais na cidade de Recife.
Na categoria de melhor conteúdo infantil, a TV Escola concorre com a série Guerreiros da Amazônia, animação que conta a história dos Amazon, povo lendário composto por descendentes de tribos da região e que tem a missão de lutar contra os vilões da natureza e poluidores da floresta. A série Chico na Ilha dos Jurubebas, segunda temporada, uma produção multiplataforma da TV Escola, com animação, games e material de apoio pedagógico para o professor é finalista da categoria Melhor Produção Transmidia. A animação Chico na Ilha dos Jurubebas também é finalista do Prêmio ComKids 2018.
A premiação está em sua quinta edição e conta com 14 categorias. O Brasil participa de dez delas, com um total de 11 obras. O resultado final será divulgado no dia 26 de julho, em Montevidéu. TAL – a Televisión América Latina é uma instituição sem fins lucrativos com centenas de associados reunidos em uma rede de incentivo, intercâmbio e divulgação de audiovisual do continente latino-americano. A TAL contribui com a divulgação de canais públicos de TV, instituições culturais e educativas e produtores independentes, que produzem e divulgam documentários, séries e curtas-metragens
0 comentários