O setor de Produção de Forragens do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE recebeu, na última semana, a instalação de 1,20 hectare de irrigação com sistema de aspersão fixa.
De acordo com o professor e idealizador do projeto, Sebastião Costa, o sistema permite, além de maior economia no uso da água, calculada em cerca de 40 mil litros por hectare por dia, haverá redução no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e maior aproveitamento do tempo de trabalho do operador. Por funcionar com baixa vazão e pressão, o sistema demanda ainda menor potência de bombeamento e, por conseguinte, menor gasto de energia elétrica.
"Este é um verdadeiro avanço no manejo da cultura e um marco na irrigação do campus Petrolina Zona Rural. Foi também um momento ímpar na formação dos alunos, pois tiveram a oportunidade de realizar uma atividade técnica de elevada complexidade", afirmou Sebastião. A montagem do sistema contou com o apoio de turmas dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária e superior em Agronomia.
Ainda segundo o professor, o esperado é que, durante o segundo semestre deste ano, seja concluída a instalação da irrigação do setor com mais 4,8 hectares do mesmo sistema de irrigação. "O campus está avançando na busca por racionalidade no uso de insumos e recursos naturais, e a substituição dos sistemas de irrigação é imperativa para alçar este objetivo", garantiu.
Com o sistema completo, ocupando a área de seis hectares, pretende-se que a economia de água seja de quase 1 bilhão de litros por ano.
Ascom IF Sertão
0 comentários