Quebra de barreiras tarifárias, manutenção de incentivos fiscais, entre eles o ICMS e a criação de um programa permanente de combate às moscas-das-frutas. Estas foram as principais demandas apresentadas pelos produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco aos pré-candidatos a governador de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) e a senador Mendonça Filho (DEM).
Durante a reunião, que movimentou a sede da Valexport - Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco, na quinta-feira (14), o diretor da entidade, Caio Coelho, começou os trabalhos lembrando a importância do setor para a geração de empregos e renda.
"Somente para se ter uma ideia, a fruticultura regional movimentou no ano passado US$ 213 milhões com a exportação de 150 mil toneladas de manga. A uva, por sua vez, gerou um montante de US$ 93,6 milhões a partir da exportação de 43.370 toneladas. E olha que só estou me referindo ao mercado externo. A atividade gera em torno de 250 mil empregos", pontuou.
O candidato a governador, Armando Monteiro, demonstrou admiração pelo segmento e adiantando que vai estabelecer um canal permanente de diálogo com os setores produtivos do estado afirmou concordar com os pleitos apresentados no encontro. "Os produtores de frutas terão uma parceria de verdade com o governo do estado, seja na luta para redução das tarifas portuárias do Complexo de Suape ou nos embates para melhorar o escoamento da produção e chegar com mais competividade nos mercados internos e externos", garantiu.
Participaram ainda da reunião, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o vice-presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, além de lideranças do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e do DINC – Distrito de Irrigação Nilo Coelho.
0 comentários