A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro informa que a campanha de vacinação contra influenza foi prorrogada novamente pelo Ministério da Saúde. Anteriormente a vacina seguiria até esta sexta-feira (15) e a nova data anunciada na noite desta quarta-feira (13) é até o dia 22 de Junho. De acordo com o Ministério da Saúde, a prorrogação foi por conta da baixa procura do grupo prioritário para se imunizar.
A meta do governo federal é vacinar 54,4 milhões de pessoas, mas 11,8 milhões de pessoas pertencentes ao grupo prioritário ainda não foram vacinadas. Em Juazeiro, a meta para vacinação do grupo prioritário é 43.458 pessoas sendo que 73,49% da população já foi vacinada com aplicação de 31.938 aplicadas até o momento.
De acordo com a Superintendente de Vigilância e Saúde Tatiane Malta a vacina tem como objetivo a imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e B. “A escolha do grupo prioritário segue recomendações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe, é uma vacina segura e que reduz hospitalizações e mortalidades causadas pela influenza. Em Juazeiro, foram detectados quatro casos, todos estão em tratamento e uma suspeita já foi descartada, reforçamos mais um a vez a importância da prevenção”, explicou.
A vacinação segue apenas para o grupo de prioridade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que são: crianças de seis meses a menor de cinco anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos de idade ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários