O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é referência em alto risco materno infantil para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco Bahia (Rede PEBA), composta por quase 2 milhões de pessoas. O serviço realiza em torno de 650 partos por mês, e atende a uma demanda de 49% de partos de baixo risco, ou seja, que deveriam ter como referência as maternidades municipais de origem das pacientes.
O HDM trabalha constantemente com a superlotação e uma taxa de ocupação quase 40 % maior do que a sua capacidade. Para se ter uma ideia, no primeiro quadrimestre de 2018 foram registrados 15.431 atendimentos obstétricos/ginecológicos, 24.682 atendimentos pediátricos e 2.646 partos.
Dessa forma, em alguns momentos, o hospital acaba virando alvo de críticas pela demora no atendimento ou falta de acomodações adequadas. A direção do HDM reconhece o problema e já recorreu aos órgãos competentes e parceiros para encontrar uma solução, que o superintendente Etiel Lins, acredita estar na "união de forças".
O fato é que, o Dom Malan é uma instituição de saúde com 86 anos de história, uma infinidade de casos de sucesso e vidas salvas. Um serviço que fez e faz parte da realidade e da memória afetiva da grande parte dos moradores do Vale do São Francisco. O HDM é um serviço público, que como qualquer outro, tem suas dificuldades. Dificuldades estas que busca superar com garra e empenho da equipe, que muitas vezes passa mais tempo no hospital do que com a própria família.
Essa história, que começou a ser construída em 1931, ganhou o reconhecimento de muita gente, que começou a utilizar as redes sociais para demonstrar apoio e falar sobre a importância do HDM. Com a hashtag #somostodosdommalan, mulheres e homens estão deixando os seus depoimentos, em apoio e respeito à instituição.
De acordo com a direção do HDM/IMIP, as mensagens que chegam de forma espontânea através da Ouvidoria, Redes Sociais e Whatsapp são bem-vindas próximo ao Dia dos Serviços de Saúde (27.05). "Essa é a maior demonstração de confiança que poderíamos receber e o melhor estímulo para continuarmos na busca pela melhoria da assistência à saúde das mulheres e crianças do Vale do São Francisco", ressalta Etiel, em nome da gestão. Para conferir os depoimentos, acesse Facebook: @HDMIMP e Instagram: hdm.imip.
Ascom HDM
0 comentários