Conseguir um mandato na Câmara de Vereadores é um dos grandes sonhos de muita gente, por diversas razões. Algumas pessoas por não compreenderem o papel de um vereador, e vendo escândalos por cima de escândalos de enriquecimento ilícito de muitos, acreditam que eles mesmos entrando na política vão enriquecer.
Outros sabem exatamente para que serve ser representante dos interesses do povo, ou mesmo de grupos de interesses, e entram no mundo político, exatamente para isso, ou seja, representar e defender os interesses ou do povo ou de um grupo social específico.
Um terceiro grupo desses cidadãos que entram na política, faz isso por causa da vaidade de ser visto como diferente na sociedade. A vontade de ser colocado acima dos outros pares humanos os faz entrar na política, e por inexperiência muitos deles gastam todos os seus recursos para isso, terminando muito mal financeiramente.
Mas a política apesar da demonização planejada dos meios de comunicação nos últimos tempos é a coisa mais necessária para o ser humano, porque ele vive em grupo social e carece de regras que devem necessariamente ser coordenadas. No município isso cabe principalmente ao vereador.
Mas para ter capacidade eleitoral de ser vereador não é fácil. Precisa-se além de ter capacidade de liderança, também está num grupo político que ultrapassa os limites do município. Então quem está pensando em ser candidato a vereador nas eleições de 2020, e tem visão de como funciona a política, começa seu trabalho eleitoral no próximo outubro.
Para quem quer ser vereador deve demonstrar que tem capacidade eleitoral colocando nas urnas o maior número de votos para seus candidatos a deputado, federal e estadual. Quem como liderança municipal consegue isso, prova que faz parte de grupo político, tem o respeito político do grupo e do detentor do mandato, tem o compromisso alongado até outubro de 2020, e tem o respeito dos eleitores em suas próprias bases eleitorais.
Então para os futuros vereadores é hora de ir atrás de convencer outros cidadãos, de conquistar corações e mentes, e colocar nas urnas votos suficientes para ter representantes na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa, e se preparar para as eleições municipais. Existe latente uma certeza de que quem não fizer isso corre o risco de ter que participar das eleições em 2020 sozinho sem apoio de ninguém.
Por Genaldo de Melo
6 comentários
19 de May / 2018 às 00h48
Fernando Horta Professor e historiador da UNB. ..Tenho recebido enxurradas de inbox com ofensas, perguntas e etc. Assim respondo de uma vez:...Amigo, eu não sou petista. Eu estou petista. E essencialmente por 5 razões: 1) Não há quadro político melhor, no momento, do que Lula. Não só pelo que já fez, mas por ser honesto. Esta última verificação eu agradeço à PF e ao juiz Moro. Antes da perseguição insana deles eu tinha dúvidas sobre a honestidade do Lula. Depois de mais de 3 anos de violência institucional contra ele sou obrigado a reconhecer que é honesto.
19 de May / 2018 às 01h19
HOJE SOMOS UM GRANDE COLETIVO DE BUNDA MOLES, ESTAMOS VENDO O BARCO AFUNDAR, ROUBAREM O PAIS E MATAREM NOSSOS DIREITOS E NÓS CALADINHOS.PQP!
19 de May / 2018 às 01h27
Esse ... verborrágico perdeu literalmente as velhas e falsas bandeiras que alimentavam os seus panfletos e ultimamente virou um professor pardal daquilo que julga ser ciências políticas. Hilário perceber que acaba de descobrir a fórmula de sucesso para quem deseja virar legislador municipal em 2020. Mais desconexo que isso só o seu sonho de ver o chefe da quadrilha, o larápio de nove dedos, disputar a eleição presidencial. Hoje mais um quadrilheiro petralha engordou a comunidade carcerária do Planalto Central e com a futura chegada da Freira da Luz Vermelha o Brasil Limpo estará próximo.
19 de May / 2018 às 06h36
Elio Gaspari escreveu que decorrido um mês da prisão, Lulla não apenas desaparecia da mídia mas começaria sua caminhada rumo ao ostracismo político. Quando vejo um articulista - que passou os últimos dois anos enxergando um Lulla que só existe em quem sofre de esquerdopatia - publicando um artigo sem citar uma única vez o semideus petista percebo que Gaspari estar correto.
19 de May / 2018 às 06h47
Lulla tem um carma esquisito que passa para quem estar perto ou/e o defende de forma contumaz: adoece de câncer (Dilma...) ; morre de uma doença grave e repentina ( Márcio Tomaz Bastos...); é morto (Celso Daniel...); deixa de ser politicamente importante( Genoíno, Pimentel, Palloci...) e termina preso: (Papuda e demais presídios lotados por "amigos e defensores de Lulla"). Quanto a última colocação, basta lembrar de um certo professor de Juazeirinho que publicava textos sobre o semideus petista e que amargou dias ou amarga (não sei) dias no presídio! Comece a se benzer, Genaldo.
19 de May / 2018 às 08h59
"GOIABADA CASCÃO" AO VER VOCÊ CITAR ELIO GASPARI PARA LEMBRAR O OSTRACISMO EM QUE MERGULHA O CHEFE DOS CHEFES DA MAIOR QUADRILHA QUE ASSALTOU OS COFRES PÚBLICOS DESSE IMENSO PAÍS EM TODA A SUA HISTÓRIA DE MAIS DE 5 SÉCULOS REITERO QUE ESSA EVIDÊNCIA APARECE NÃO SÓ NO PANFLETO DO ESQUERDOPATA MAS NO PRIMEIRO COMENTÁRIO DE UM LULAPETRALHA QUE ASSINA COM O FAKE DE "JOÃO"; INVOCANDO O PROF F. HORTA LHE FALTAM ARGUMENTOS E COMO UM NOIADO, UM ZUMBI OU QUEM SABE UM DANDE MORTADELA REPETE O MANTRA MENTIROSO "LULA É HONESTO, LULA É HONESTO..."