O ex-ministro José Dirceu se entregou nesta sexta-feira (18) à Justiça para iniciar o cumprimento da pena de 30 anos e nove meses de prisão. Ele deixou sua casa, na região central de Brasília, por volta das 13h45, em um carro prata em direção ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames. Ele está sendo levado agora para a Penitenciária da Papuda.
O advogado de Dirceu, Roberto Podval, disse à Agência Brasil que o ex-ministro deverá ficar os próximos dias na penitenciária do Distrito Federal. Conforme o advogado, ainda hoje deve ser definido onde ele irá cumprir a pena, pois a decisão judicial prevê que ele fique preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).
Dirceu tinha até as 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal (PF) por determinação da juíza substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba, Gabriela Hardt. Na expectativa de que Dirceu fosse para a Superintendência da PF, um grupo de 80 pessoas se reuniu em frente ao prédio pedindo a libertação do petista.
A juíza ordenou a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.
A prisão do ex-ministro foi decidida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitar, no início da tarde dessa quinta-feira (17), o último recurso de Dirceu contra a condenação na segunda instância da Justiça. Ainda cabe recurso às instâncias superiores.
Além de negar o recurso, a Quarta Seção do TRF4 determinou a imediata comunicação à 13ª Vara Federal para que fosse determinada a prisão, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal que autoriza a execução da pena após o fim dos recursos na segunda instância.
Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
A poucas horas de se entregar à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, o ex-ministro José Dirceu está “absolutamente sereno”, porém “indignado", segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), que tomou café da manhã com ele nesta sexta-feira (18). O deputado informou ainda que a maior preocupação de Dirceu é como explicar a situação para a filha mais nova, Maria Antônia , de 7 anos. O ex-ministro aproveitou o início da manhã para revisar alguns capítulos do livro que está finalizando.
Agencia Brasil
10 comentários
18 de May / 2018 às 16h55
Mais uma injustiça é cometida pelo golpe! Resistiremos! Zé Dirceu é um herói do Povo Brasileiro e temos a certeza que a História lhe fará Justiça, como fez com Tiradentes, com Zumbi dos Palmares, com Cristo e Mandela. Viva Zé Dirceu! Viva o Povo Brasileiro! Lula Livre!!!
18 de May / 2018 às 17h02
POIS É,MAIS UM QUADRILHEIRO PETISTA NO XILINDRÓ.QUEM SERA O PRÓXIMO ?
18 de May / 2018 às 18h28
Paulo Preto 130.000.000.00 na Suíça tá solto. Não eh do PT.
18 de May / 2018 às 18h39
Homem corajoso. Homem de fibra. Más não é do PSDB. Por isso é condenado previlegios é só para os não petistas como e muitos outros.
18 de May / 2018 às 19h13
Dirceu viverar. " Odeie o Lula,é um direito seu,mas não compactue com a injustiça,não espalhe ódio e mentiras,não faça o jogo de corruptos que estão por trás dessa campanha contra ele." NÃO SE ESQUEÇA DE COMO ERA ESSE PAÍS ANTES DE ELE SER PRESIDENTE!!( Verdade Sem Manipulação)Veja alguns recortes de jornais da era FHC para ajudar a refrescar a memória...
18 de May / 2018 às 21h13
PASSANDO A LIMPO A FARSA JATO Dirceu eh vítima. Brasília, líderes da bancada do PT na Câmara dos Deputados se reuniram com a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Eles pediram garantias de que as denúncias do advogado Tacla Durán, sobre esquemas de produção de provas falsas e venda de delações na Operação Lava-Jato, serão esclarecidas. Blog Tijolaço
18 de May / 2018 às 21h32
RICARDO - QUIM??...FORA DE FOCO NÉ CARA ?AQUI ESTA FALANDO DE UM LADRÃO PETISTA E NÃO PSDEBISTA ! OS PROXIMOS SERÃO GLEISI E DILMA ! ..Governo encontrou 390 peças roubadas por Lula e Dilma no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo...Gleisi Hoffmann e o marido fazem parte da quadrilha do PT que roubou mais R$100 Milhões de aposentados, diz Polícia Federal...(Imprensa Viva)
18 de May / 2018 às 21h56
Atenção QUIM e esse bobão do PT, piolho do blog. Entendam uma coisa: LUGAR DE CORRUPTO (DE QUALQUER PARTIDO) É NA CADEIA.
18 de May / 2018 às 22h35
Mandato eletivo e poder político, se ler ao contrário dos capítulos da "Divina Comédia", escrita por Dante Alighieri: "primeiro o Céu, depois o Paraíso, e por último o Inferno". É o que está acontecendo com essa gente, que pensavam que estavam acima do bem e do mal. Não é só do PT, outros partidos políticos também, a exemplo do PMDB, PSDB, PP, PTB, PCdoB, entre outros. O envolvimento é grande, ainda não foi puxando nem a metade do fio da meada.
19 de May / 2018 às 11h06
O problema é que a Justiça só se preocupa com o PT, porque foi o partido que conquistou os pobres e a classe média baixa desse País,que infelizmente para mídia é a maioria, e a maioria quer LULA no poder, foi comprovado que Aécio Neves é ladrão e nada acontece com o cara.