Começa nesta segunda-feira (14), a VIII Semana do Bebê de Juazeiro, um evento intersetorial articulado pelas Secretarias de: Saúde (SESAU), Educação e Juventude (SEDUC) e a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS). A ação que segue até o dia 18 de maio, este ano tem o tema ‘Cuidando da primeira infância’.
De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU Lorena Pesqueira, as ações da Semana iniciam na segunda-feira e como o tema é primeira infância será realizado em uma creche municipal. “Vamos até a EMEI Maria Hozana Nunes e lá vamos fazer a entrega simbólica da chave da cidade para as crianças. Logo em seguida realizaremos ações integradas de saúde e educação e contaremos com momentos lúdicos através de apresentações culturais”, conta.
A secretária da Seduc Lucinete Alves evidencia que a Semana do Bebê é um momento para realizar ações com os profissionais envolvidos no processo educativo da primeira infância. “Durante toda semana as Escolas de Educação Infantil - EMEI's da Rede vão realizar uma extensa programação para os cinco dias do evento com palestras, mesas redondas, oficinas e inúmeras atividades para os alunos, pais e a comunidade. Contamos com a participação de todos”, convidou Lucinete.
As ações acontecem nas unidades escolares, unidades básicas de saúde, Hospital Materno infantil, CRAS e CREAS. Para Fátima Carvalho, Diretora de Proteção Especial da SEDES, a semana do bebê é um momento muito importante. “Conseguimos envolver grande parte do nosso público, CRAS e CREAS na temática do evento levando ações que trazem resultados efetivos no dia a dia”, constata.
A Semana do Bebê de Juazeiro ainda conta com a parceria da Câmera de Vereadores de Juazeiro, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Débora Sousa/SESAU
0 comentários