O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Viana, e a gerente do ambulatório, Rayanne Coelho, participaram nesta quinta-feira (10) de uma reunião com a gerência da VIII Regional de Saúde e os marcadores dos 7 municípios que compõem a VIII Geres, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas com relação à regulação, visando a diminuição da perda de primeiras consultas e faltas de pacientes.
A iniciativa partiu da gerência regional, que é quem distribui entre os municípios as cotas disponibilizadas pela UPAE todo dia 19. A unidade de Petrolina oferece 17 especialidades médicas, 8 não médicas, 24 tipos de exames complementares e cirurgias em 8 especialidades. Mas, somente as consultas médicas e as sessões de fisioterapia são reguladas. Os demais serviços são marcados internamente pela UPAE, a partir da indicação dos especialistas da casa.
Em 2017, por exemplo, das 49.181 consultas disponibilizadas, 8.449 deixaram de ser agendadas, gerando uma taxa de 17,18% de perda primária. Com relação às primeiras consultas, interconsultas e retorno, das 79.377 marcações disponibilizadas para os 7 municípios, 15.047 foram perdidas pelo usuário, gerando uma taxa de 18,96% de absenteísmo. "Se somarmos os dois, mais de 35% das consultas ofertadas no ano passado não foram aproveitadas, ou porque não foram agendadas pelos marcadores ou porque o paciente faltou", ressalta a enfermeira gerente do ambulatório, Raynne Coelho. Os nós críticos encontrados foram repassados aos marcadores pela gerência.
De acordo com o coordenador médico, o encontro foi muito proveitoso. "Acredito que o momento tenha sido esclarecedor e que todas as dúvidas tenham sido sanadas. Como consequência, esperamos que perda de consultas diminua e que a população possa aproveitar 100% do que a UPAE Petrolina oferece", finalizou Elson.
0 comentários