Ao conversar com dois ilustres cidadãos advogados de Juazeiro, parte de uma expressão usada por um deles me fez avançar no processo de reflexão: “Eu não entendo de política...”!... Sabe-se que Política é a palavra que expressa o nome da Ciência mais profunda – a “Ciência Política” é a mãe de todas as outras (...). Muita gente já sabe disso!
Na sociedade hegemonizada pela ideologia capitalista (direitista) como a do Brasil e em fase ainda muito conservadora, se pode observar duas coisas entrelaçadas ofensivas à Ciência Política: 1 evitar a política no Método de Ensino Educacional para não engrandecer o processo de aprendizado e limitar o querer social coletivo; e 2 proliferar uma falsa difamação contra à política para afastar pessoas humildes e de bem do processo político, para que elas não dessem a sua melhor contribuição política ao processo de desenvolvimento sustentável. Não precisa ser cientista político para observar que se as mulheres e os homens direitos/as, afastadas/os da política tivessem dado a sua contribuição participando do processo natural, às circunstâncias da política e a realidade do país, seria, hoje, bem melhor.
O exemplo do ilustre advogado vale para a sua categoria, médicos, professores, arquitetos, agrônomos, assistentes sociais e todas as outras classes de formação superior, com exceção, de quem se interessou em estudar política fora da sala de aula. Como é que se explica, um ser humano com formação de “alto nível”, sem ter aprendido, basicamente, sobre à “Ciência Política”? Claro que há uma estratégia maldosa por parte de quem criou o Estado e seu respectivo “Sistema de Organização Social e Política” e o orientou como modo de vida de um povo que, na visão dos ‘poderosos’, precisava serem “formatados”, mesmo que em maioria, para servi-los!
É lógica e valiosa a reflexão e discussão sobre a importância, a boniteza e expressividade da política institucional, exemplificando à política de federalização constitucional – definindo a União (Governo Federal), os Estados e Distrito Federal, os Municípios, à política de arrecadação de impostos e respectiva divisão, os projetos das peças orçamentária e de planejamento do orçamento público, respectivos princípios (...) que norteiam à administração pública, o resultado social advindo dos serviços públicos bem prestados, promovem uma ‘paz social’, que faz um bem enorme para a população.
Portanto, a simplicidade, humildade e positividade do jovem advogado destacado, diferencia dos que movidos pela manipulação sistêmica, o analfabetismo político, militam contrariando aos próprios interesses, inclusive demostrando serem capazes de inventar qualquer conversa para acusar, e/ou defender, a quem lhes interessar.
Observo e tenho afirmado que a política em si, não tem, nem oferece qualquer defeito!... Quem acrescenta coisas erradas na política é a natureza humana vitimada e formatada pela pelo sistema pai da desonestidade, do mal caráter, da maldade, do peculato e todas as irregularidades e atrocidades já vistas no cotidiano do Brasil.
A formação política é o principal ‘componente’ para sensibilizar, conscientizar e ajudar construir uma sociedade bem mais desenvolvida, com: serviços públicos eficientes; sem qualquer tipo de violência e nenhum outro problema social!... Uma sociedade civilizada e abundante se constrói em ‘muito tempo’ e com políticas públicas adequadas – os países com essa condição (...) são exemplos disso. Nosso maior gargalo foi o início equivocado da criação do Estado Brasileiro, com uma visão egocêntrica, concepção elitizada e corporativa burguesa!
Laurenço Aguiar do Nascimento – Sento-Sé/BA.
Laurenço Aguiar do Nascimento – Sento-Sé/BA.
18 comentários
29 de Apr / 2018 às 06h29
O amigo comunista está confundindo formação política com doutrinação, que é o que fazem os adeptos de seu pensamento de distribuir a pobreza, concentrar o poder no estado e controlar os meios de comunicação. O cumpanhêro esqueceu que antes de ser político, o homem é um ser familiar, e é em casa que se aprende a ser homem. Coisa que os comunistas bolivarianos, chavistas combatem: A FAMÍLIA, base se toda a sociedade. A política, a ciência de gerir os interesses do povo, pode fazer surgir, por natureza, uma quadrilha de ladrões, como fizeram o PT, PC do B e outras facções criminosas.
29 de Apr / 2018 às 06h34
Como uma pessoa pode apoiar um regime facista como o da Venezuela e Cuba? Só sendo desprovido de inteligência. E ainda escrever sobre isso. Realmente, política é a arte de se aproveitar do próximo.
29 de Apr / 2018 às 07h37
Pra mim Lula e o PT são os mais honestos e que mais trabalhou para o Brasil.
29 de Apr / 2018 às 08h14
Fiquei perplexo ao saber que o Moro e o Ministério Público não vão cumprir a determinação do STF”, escreveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à senadora Gleisi Hoffmann, após saber que Moro decidiu não enviar os casos do sítio de Atibaia (SP) e do Instituto Lula à Justiça de São Paulo. “Que país é esse em que uma instância inferior desacata a superior, em que um juiz de primeira instância desacata os ministros da suprema corte?”, questionou; decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal indicou que Moro não é o juiz natural para casos ocorridos em São Paulo. Blog Tijolaço
29 de Apr / 2018 às 08h19
Obrigado Lula pela universidade Federal em Juazeiro. Minha lanchonete vive só dos estudantes da escola que Lula fez. Amo os projetos do PT. Ajuda a todos
29 de Apr / 2018 às 09h02
O QUE ESTÁ FAZENDO ESSE STF QUE NÃO VÊ A FARSA DO TRIPLEX E MANTÉM PRESO UMA PESSOA INOCENTE ??!!??
29 de Apr / 2018 às 09h35
É preciso cada vez mais acreditar na política e apostar nos bons políticos. É importante saber que a corrupção é a exceção e não a regra do jogo. A grande mídia tenta a todo custo desabonar a política, passando a ideia de que todos os políticos são iguais e corruptos. A intenção, obviamente, é fazer com que o cidadão perca a crença na política e na gestão pública. O problema é que quando perdemos a crença na política e na gestão pública, damos lugar a três situações, dentre outras que se possam apontar:
29 de Apr / 2018 às 09h43
(Continuação) 1) abrimos caminho para a ditadura. O ditador não faz política (política aqui entendida como disputa, confronto de ideias). O ditador trabalha na força do arbítrio. 2) entregamos os negócios do Estado à iniciativa privada. Ora, se os políticos não merecem crédito, por que confiar a eles a administração da educação, da saúde, da rodovia, etc? Neste caso a solução seria privatizar tudo. 3) damos oportunidade para que os malandros de sempre continuem na cena política. Para estes quanto mais gente desinteressada da política melhor.
29 de Apr / 2018 às 10h58
O fim do sonho de transformar a AL num continente BOLIVARIANO e a desmoralização do LULAPETISMO que revelou ser o PT e seus partidos aliados uma quadrilha que em nome de um projeto de poder achava-se com salvo conduto para assaltar e roubar os cofres públicos do Brasil fez surgir aqui e em outros meios de comunicação esses "..." tirados a articulistas da falsa política e dos falsos conceitos de família e sociedade. Esse cidadão arranjou uma "teta" no governo de Sento-Sé e ao invés de prestar contas ao povo de lá do seu trabalho vive aqui exercitando essa verborragia de esquerdopata cínico.
29 de Apr / 2018 às 13h23
QUE MORAL TERIA UM PETISTA PARA CRITICAR A JUSTIÇA SE SÃO OS PRIMEIROS A AFRONTAREM ESTA MESMA JUSTIÇA,TENDO LULA COMO O MAIS ACINTOSO ?LULA ESTA ONDE FEZ POR MERECER FICAR,NA CADEIA !
29 de Apr / 2018 às 18h31
Mais uma vez, tenta-se tirar o teor verdadeiro, consciente e sério do texto, que inclusive convenceu alguns blogs a postar. Que a família é base social importante, sem dúvida, porém ela é apenas uma das 3 escolas da vida humana - a rua e a sala de aula, também são escolas de vida e que quando funciona erradamente, interfere negativamente na família e gente tola nem ver. Já escrevi sobre Socialismo/Comunismo e sei que não vou desfazer completamente da manipulação capitalista para esconder, ou transferir os seus problemas e defeitos.
29 de Apr / 2018 às 18h40
Referente a críticas ao PT: o PT é o único partido da história deles a ter um percentual de intenções de voto com poder de levar qualquer candidato dele ao segundo turno da Eleição Presidencial 2018, o petista Lula chega a 60% das intenções de voto e suposta vitória no primeiro torno!... O PT, segundo pesquisa, tem um percentual de aprovação, ou aceitação, da população que chega a ser maior de que de todos os outros partidos juntos. Ou se fazem de desinformados, então é efeito do fascismo da direita mesmo!
29 de Apr / 2018 às 18h50
Sobre regime político e ideologia: somos socialistas e os outros são capitalistas por definição genética!... A minha classe é a trabalhadora (a classe pobre). Não acumulei capital e sou “fascinado” contra a manipulação da imprensa golpista, reacionária de direita Entendo de luta de classe e sou “soldado” da minha classe social/econômica. Respeito a todos que são de direita, mas, lamento pelos trabalhadores “inconscientes” que defendem a outra classe, mesmo sem nunca ter sido burguês, e, é por isso que as vezes opinam lá na Venezuela, movidos pela manipulação capitalista/fascista global!
29 de Apr / 2018 às 20h48
1º Não confunda CIÊNCIA POLÍTICA com DOUTRINAÇÃO COMUNISTA! 2º O Brasil jamais se transformará numa VENEZUELA ou numa CUBA! 3º O PT e seus "partidos asseclas" estão com seus DIAS CONTADOS! Copiou?
30 de Apr / 2018 às 10h49
A disputa ideológica entre esquerda e direita é natural em todos os cantos. Os que me combatem nos bastidores aqui em Sento-Sé, foram combatidos direta e indiretamente por ter naturezas viciosas e não fazem parte dos supostos 10% dos honestos da nossa sociedade. A Venezuela tem cultura predominante de direita e os graves problemas sociais de lá foram gerados pela direita – as conquistas sociais dos governos Hugo Chaves e Maduro, eleitos pela maioria, representa um valor financeiro do orçamento público que não é mais prioridade dos ricos.
30 de Apr / 2018 às 10h53
A população sabe tanto que não são sérios os processos contra Lula, a ponto de dar a ele mais de 60% das intenções de voto para presidente da República. Jornalistas, juristas, intelectuais, artistas, políticos e líderes internacionais do melhor nível de seriedade insinuam e/ou afirmam que Lula é preso político – a elite quer se manter no comando do Governo Federal a qualquer custo, e quem não é tolo pode ver!
30 de Apr / 2018 às 16h09
ESSE LOURENÇO aqui em Sento Sé, é tido como ... OFENDEU em blog a comunidade inteira, chamando todos de burro.
30 de Apr / 2018 às 20h42
Gostam de inventar conversa: Eu conheço pessoas inteligentes e sábias de Sento-Sé! Eu disse que 90% da nossa sociedade, com base na Lei Eleitoral, no que defini o Ministério Público e outras leis, têm comportamento relacionado com a ilegalidade e a corrupção - no país é coisa parecida e precisa de décadas para melhorar isso, se houver muito esforço!