Sob pressão da equipe política, o presidente Michel Temer alterou nesta sexta-feira (27) a previsão inicial e decidiu conceder um reajuste maior ao Bolsa Família. Em reunião, no Palácio do Alvorada, ele definiu que o aumento médio do programa social deve ficar entre 5% e 6%, maior que os 3% inicialmente discutidos. A inflação do ano passado ficou em 2,95%.
O Palácio do Planalto temia que uma simples correção inflacionária pudesse ser usada por candidatos adversários como argumento de que o MDB faz pouco pela área social. No ano passado, o programa social não teve reajuste.Em busca de uma agenda positiva, o presidente chegou a afirmar que o aumento seria anunciado nesta sexta-feira (27).
Na reunião, contudo, ele recuou e preferiu deixar a divulgação para a terça-feira (1), Dia do Trabalhador.O valor maior é uma tentativa do Palácio do Planalto de construir uma marca social em ano eleitoral.
Com uma reprovação de 70%, o presidente articula uma candidatura à reeleição para ficar em evidência e evitar que seu mandato perca apoios político e econômico antes do final do ano.O anúncio do reajuste do Bolsa Família faz parte do pacote eleitoral montado pelo Palácio do Planalto para tentar viabilizar pelo menos o presidente como um fiador do processo eleitoral.
O anúncio do reajuste deste ano estava previsto para março, mas foi atrasado por uma queda de braço entre as equipes econômica e política do governo.O Planejamento defendeu no início do ano que não houvesse aumento. Já o Desenvolvimento Social queria reajuste entre 5% e 10%.
Com informações da Folhapress
11 comentários
28 de Apr / 2018 às 10h32
Ah, as "Bolsas"! Quem trabalha, que corre risco todo dia, quem paga imposto, tem que engolir essa... Tem que dar aumento para os "filhos pobres do Lula", que o Temer resolveu "adotar" só para tentar ganhar a eleição, com intuito de se proteger da futura prisão. Quem está dando aumento sou Eu, é Você, leitor. Mas isso não foi dito em nenhum palanque. Fazendo caridade com a mão alheia. Este dinheiro é nosso. Alguém tem dúvida? Falta na Saúde, na Educação e na Segurança. Até quando vamos suportar uma política desse nível? Até quando? Com a palavra, as Urnas.
28 de Apr / 2018 às 10h41
Tudo piorou com Temir e Busonaro. Com o PT gas era 25.00 reais e gasolina 2.30
28 de Apr / 2018 às 11h11
Até entendo que é assistencialismo, porém muitos necessitam dessa ajuda financeira e é um pouco precipitado falar das desigualdades que temos que ainda suportar. Quem passa necessidade, quem presencia ou quem se dispõe a amenizar essas incongruências sociais realmente pode alguma coisa dizer. Sei que um recurso social por si só não resolve, esse aliado a outras medidas como qualificar o indivíduo para o trabalho, dentre outros tem um resultado porém isso deve ser o OBJETIVO continuado dos governos. A real situação do país de revolta nos trás aprendizados, nos trará soluções...
28 de Apr / 2018 às 12h03
SÓ PARA LEMBRAR: Quem colocou TEMER no poder não foi quem apertou no 45, mas sim quem apertou o 13! Petistas, não reclamem do preço do gás, da gasolina ou da luz! E não elejam mais quem LULA indicar, porque sempre atrás de qualquer indicação que o PRESIDIÁRIO DE CURITIBA dá, sempre vem um "TEMER" de brinde! Copiou?
28 de Apr / 2018 às 12h41
como somos todos nós que pagamos impostos, inclusive os filhos pobres do lula, nada mais justo que tenha um reajuste, essas pessoas que criticam programas sociais, com certeza devem ter seu lado politico oposicionista, sem saber que este pouco que estes governantes corruptos injentam na economia em prol dos mais necessitados pode fazer com que uma família tenha um pouco de alimento para sustenta seus filhos e eles possam frequentar uma escola para estes poderem mudar o futuro dessas pessoas de ideologia vazia. VAMOS LUTAR POR MENOS DESIGUALDADE, AS BOLSAS TAMBÉM PAGAM IMPOSTOS.
28 de Apr / 2018 às 13h09
Ei, cadê o estelionatário?
28 de Apr / 2018 às 13h45
Acabou com a estabilidade trabalhista do País, isso é o minimo que ele pode fazer para não faltar o feijão à mesa dos mais necessitados ,alem do mais, crianças é prioridade e não pediram para nascer. "Pense nelas dona LÚCIA"
28 de Apr / 2018 às 14h35
ATIRAR COM A PÓLVORA DOS OUTROS É MUITO FÁCIL, DANDO REAJUSTE COM O SUOR ALHEIO, MAS É PORQUE ELE ( TEMER) NÃO TRABALHA. O MAIS CORRETO SERIA ACABAR COM ESSA PALHAÇADA DE BOLSA FAMÍLIA, POR ESSE E POR OUTROS MOTIVOS QUE PAÍS ESTÁ NA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA. MAS É ANO ELEITORAL E TEMOS QUE ENGOLIR O QUE NÃO DIGERIMOS.
28 de Apr / 2018 às 18h43
Os bolsas da vida sempre com bons aumentos e o trabalhador com aumento somente nas contas a pagar
29 de Apr / 2018 às 05h33
LUCIA,VOCE DISSE TUDO.O BOLSA FAMILIA FEZ DO POBRE MAIS POBRE,ALEM DE SER A FORMA MAIS DESAVERGONHADA DE COMPRAR VOTO E APLICAR UM CALA BOCA NA POBREZA.TIRAM DE QUEM TRABALHA PARA DAR A QUEM NADA QUER FAZER.
29 de Apr / 2018 às 10h28
Do reajuste do salário de fome do servidor público federal, o barnabé, o Presidente Temer esqueceu.