A Cia Gestos e Ações, com o apoio da Prefeitura de Sobradinho e em parceria com a Associação de Artes Cênicas, realizou no último sábado (20) na Biblioteca Municipal, o espetáculo "Mamulengo na Caatinga, Contos e Encantos". "Mamulengo na Caatinga" é um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Edital Setorial de Cultura Popular, e que está sendo levado por artistas de Sobradinho a várias localidades do município e região, promovendo a cultura popular.
O grupo realiza apresentações de caráter folclórico, social e humorístico para o público, resgatando essa manifestação cultural característica do nordeste brasileiro. Além dos bonecos, também houve a apresentação de teatro popular, música e ventríloquo. A noite foi marcada pela alegria e irreverência dos bonecos "Chimbica" e "Negão", que arrancaram gargalhas do público adulto e infantil.
As crianças ficaram encantadas com a presença de personagens e lendas que fazem parte do imaginário do povo ribeirinho, como foi o caso de Ítala de 6 anos. "Gostei muito das historinhas contadas pelos bonecos, do nêgo D'água, da Iara e da Serpente da Ilha do fogo. Sempre que tiver eu vou vir assistir," declarou.
"O teatro de Mamulengo é uma relíquia da cultura popular que ainda consegue resistir. Por meio dele é possível se transportar para a fantasia mágica do teatro e ficar, ao mesmo tempo, entre o sonho e a realidade," revelou Edgleide Fonseca Melo, Coordenadora da Companhia Gestos e Ações.
No final do espetáculo foram sorteados bonecos para as pessoas que assistiram as apresentações. "O nosso objetivo é plantar essa semente. Damos um boneco de brinde, para quem sabe, despertar nas pessoas o desejo de manter a cultura de bonecos de mamulengo viva", disse o artista Raimundo Fabio , um dos idealizadores do projeto.
Ascom PMS
0 comentários