MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO, EM JUAZEIRO/BA, SERÁ PALCO PARA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO CHORO

Há 118 anos, nasceu um dos maiores compositores brasileiros, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. E, em homenagem a essa data, comemora-se, todo 23 de abril, desde 2000, o Dia Nacional do Choro.

O Choro ou Chorinho, como é mais conhecido, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões. Ele é assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo e também por seu poder de improvisação.

O dia Nacional do Choro, será festejado em Juazeiro, em sua 4ª edição, na próxima segunda feira 23, no Museu Regional a partir das 17 horas.  O evento foi idealizado pelo músico Silas França que é Juazeirense, autodidata e tem uma visão musical extraordinária. O Museu Regional, com sua arquitetura neoclássica, construída no início do século XX, é um palco muitíssimo apropriado por ser um berço cultural que nos faz viver o gênero musical há época de sua criação.

O Evento terá participação de vários músicos e intérpretes de nossa região e também da capital carioca, como: Jaaziel Barbosa (Violão), Gildinho (Sax), Celso josé (Percussão), Marcondes (percussão), Wagner Miranda (percussão), Celso Carvalho (Flauta transversal), Peninha (Cavaquinho), Junior Mota (Voz), Sibelle Fonseca (Voz) ...e o grande idealizador do evento, Silas França (acordeon). O repertório está muito bem selecionado com canções que estão eternizadas na Música Popular Brasileira, como - Apanhei-te Cavaquinho, Odeon (Ernesto Nazareth) e outros clássicos de Jocob do Bandolim, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga.

Sem qualquer apoio da Prefeitura Municipal, o músico Silas França está levando essa ideia avante por entender o quanto esse evento é significativo para o país e em especial para Juazeiro que é um berço cultural inimaginável. Desta forma, o idealizador tem trabalhando incansavelmente para que este dia de celebração se torne parte oficial do calendário municipal, através de projeto do Legislativo, da mesma forma que ocorreu o ano passado no Rio de Janeiro.

Portanto, anote em sua agenda e compareça: a 4ª edição do Dia Nacional do Choro acontecerá no dia 23 de abril, às 17 horas, no Museu Regional do São Francisco, e a entrada é gratuita.

Por Suely Almeida