Com o objetivo de capacitar apicultores baianos para que melhorem a produção e seus resultados, o Sebrae realiza o 1º Semapis - Seminário de Apicultores do Semiárido Baiano. A programação foi direcionada a três cidades da região. O primeiro município a receber o evento foi Ruy Barbosa, na terça-feira, 17. Agora, o evento segue para Jeremoabo, na sexta-feira, dia 20, e Tucano, no próximo dia 25.
Comum a todos os municípios, o evento conta com três palestras: "Manejo avançado para aumento da produção de mel", ministrada por Claudenei Neiva; "Gestão, controle e produtos potenciais para a região", por Lana Clarton; e "Febamel e cooperativismo", por Franciélio Macedo. Além disso, serão realizadas clínicas tecnológicas com Lana Clarton e Claudenei Neiva. As clínicas trazem soluções sob medida para problemas específicos de produtos e/ou processos e ainda oferece a oportunidade de trocar experiências com outros empresários e produtores rurais.
Primeiro município a receber o Semapis, Ruy Barbosa reuniu, no Parque de Exposições Waldir Barreto, um público de mais de 400 pessoas entre apicultores, profissionais de entidades civis de pesquisa, órgãos públicos estaduais e municipais e estudantes de cursos técnicos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina (EFA) e várias outras escolas. Estiveram presentes representantes de mais de 20 municípios e cinco Territórios de Identidade, que acompanharam as palestras e participaram de debates com foco na cadeia do mel.
A realização do 1º Seminário de Apicultores do Semiárido Baiano é resultado da parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); prefeituras; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb); Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroecológicos do Entorno de Ruy Barbosa (Coopaerb); Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel); Sindicatos dos Produtores Rurais; Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores Integrados do Sertão da Bahia (Cooperapis); Associação dos Apicultores do Assentamento de Caritá; Casa do Empreendedor do Jeremoabo; e Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit).
Ascom Sebrae
0 comentários